Foto: Grupo Bou-saana de Ruanda
Dois palcos no território do Fórum Social Mundial 2011, na Universidade Cheikh Anta Diop, em Dacar, dividiram os espetáculos de teatro e dança programados para o período de 7 a 11 de fevereiro: o grande palco de UCAD e o Palco da Village, que ficará entre a área das atividades da Diáspora e Imigração (IFAN) e a Village des Femmes.
A programação foi organizada por turnos, com sessões divididas por gênero. Todos os dias, ao meio dia, haverá sessões do Teatro Fórum, inspirada na escola do Teatro dos Oprimidos, de Augusto Boal, falecido em 2009. São sessões interativas em que o público é convidado a participar.
A partir das 15 horas, o tempo é das mulheres. Todas as apresentações previstas são senegalesas. Trarão a cada dia grupos regionais ou da periferia de Dakar, incluindo espetáculos de hip hop.
Às 17 horas, o programa é reservado ao teatro popular de Dakar, com diversos grupos, seguido por peças tematizadas pela imigração às 18 horas, com participação de um grupo feminino de Ruanda, além do conhecido Bou-saana, do sul do Senegal(Casamance)
As noites têm uma programação mais diversa, com teatro, apresentação de poesia e slam, sempre com espetáculos de dança ao final, o que também ocorrerá no Centro Cultural Leopold Sedar Senghor
O programa de encerramento diário coloca acento nas danças tradicionais, particularmente das mulheres, como do grupo Signare de Saint Louis, que se apresentará às 16 hs do dia 7 de fevereiro, na Village des Femmes, e as cerimoniais, como do grupo Pasytef, programado para apresentar-se à noite.
Danças engajadas, com temas militantes, serão trazidas pelo grupo Attac de Togo, também previstas para apresentação noturna.