Depois das vitórias concretas e avançadas da América Latina nos últimos anos, hoje é o mundo árabe, que sopra um vento de liberdade e esperança. A revolução da Tunísia não derrubou apenas um ditadorsanquinário, também mostrou o caminho para um outro mundo livre de opressão e exploração. Um após outro, os povos árabes romperam com a lógica do medo e retomaram o seu destino, irrompendo na cena política.
Símbolo para todos os povos que lutam para a liberdade, a dignidade a justiça social, pode-se esperar que este processo revolucionário se propague para além do mundo árabe.
. Mas a história nos ensinou a nunca subestimar as forças do capital. Dia após dia, as potências imperialistas, mas também as forças reacionárias internas, se organizam para combater o movimento pela emancipação e recuperar o controle.
Eles estão tentando usar todas as ferramentas à sua disposição para evitar esses movimentos de sucesso ou que se aprofundem. E os capitalistas têm ferramentas muito poderosas: elas controlam os bancos, mídia e poder econômico.
Perante esta ameaça constante e organizada, com esse capitalismo global, as pessoas não têm outra escolha senão apoiar-se mutuamente e lutar juntos. Hoje, o povo árabeprecisa urgentemente do nosso apoio activo. Quem ainda não ouviu o chamado por a ajuda e solidariedade?
A Assembléia dos Movimentos Sociais [[A AMS é uma coalizão internacional de diferentes movimentos que, juntos, lutam contra o capitalismo, o patriarcado, o imperialismo, o racismo e todas as formas de opressão. Mais informações: http://www.cadtm.org/AMS,239]], reunida em 10 de Fevereiro em Dakar, conclamou as forças e atores populares de todos os países a promoverem uma ação coordenada a nível mundial em 20 de março de 2011 [[20 de Março de 1956 é o Dia oficial da Independência da Tunísia]] em apoio aos processos revolucionários em curso no do mundo árabe
Movimentos sociais do mundo inteiro, em 20 de Março de 2011, estarão com os povos árabes que se hoje se levantam para reivindicar uma verdadeira democracia e contruir o poder popular.
Movimentos sociais do mundo inteiro, em 20 de Março de 2011, se mobilizarão massivamente para enviar uma mensagem forte aos poderosos deste mundo: hoje, como os povos tunisianos e egípcios, os povos do Sul e do Norte estão cansados de pagar por suas crises e estão prontos a retomar seus destinos nas mãos para avançar rumo à justiça social e o respeito aos direitos da natureza.
Os movimentos sociais do mundo inteiro asseguram que farão do dia 20 de Março de 2011, o símbolo e o início da reconquista da soberania popular confiscados há muito tempo pelas forças capitalistas.
Para mais informação : Fathi Chamki : fatcham@yahoo.fr