Liberdade da expressão é tema de campanha na Cúpula dos Povos

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e um conjunto de entidades e movimentos pelo direito à comunicação lançarão, no Rio de Janeiro, uma campanha em defesa da Liberdade de Expressão para pressionar o governo e o congresso nacional a aprovarem um novo marco regulatório para o setor.

Em 04 de maio, o FNDC realizou, na cidade de São Paulo, o Seminário “Desafios da liberdade de expressão” – que reuniu mais de 200 participantes, representando mais de 50 entidades e organizações nacionais e representantes de 20 estados brasileiros – para discutir uma campanha a ser conduzida de forma colaborativa entre as organizações. O evento foi transmitido online, agregando mais cerca de 200 pontos conectados.

O objetivo da campanha é sensibilizar, mobilizar e organizar a sociedade para lutar por mudanças na comunicação, hoje controlada de modo a dar liberdade de expressão apenas para as empresas donas de grandes veículos.

Uma Coordenação Nacional para organizar a campanha está a caminho do Rio e deve participar também das atividades do II Fórum Mundial de Mídia Livre, onde o direito à comunicação será debatido com uma perspectiva internacional. Além da executiva do FNDC (Abraço, Aneate, Arpub, Barão de Itararé, CFP, CUT, Fittel, Fitert, Intervozes) a coordenação é integrada por entidades como ABTU, CBC, Ciranda, Idec, Ubes, UJS, UGT, Ulepicc, UNE, Abepec. Durante o seminário de São Paulo, outras entidades também manifestaram interesse, entre elas a Fundação Perseu Abramo, Fundação Maurício Grabois, a Amarc, o Centro de Cultura Luis Freire, a Fenaj, o Clube de Engenharia, Viração, Frenavatec.

As entidades que não puderam participar do seminário também estão chamadas à se juntar a este movimento, contatando o email secretaria@fndc.org.br

Leia também

Campanha pressiona por marco regulatório para garantir ’liberdade de expressão’ (artigo de Marcel Gomes/Carta Maior sobre o Seminário de 4 de Maio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *