Diáspora africana na Pan Amazônia

A dispersão de africanos negros para as Américas foi motivada pelo tráfico de africanos negros para o trabalho escravo. As condições dos escravizados variaram em cada país, mas, o sofrimento em todas as suas vertentes (físico,psíquico, etc.), foram terríveis.

Na Amazônia o escravismo perpetrado por espanhóis, portugueses, ingleses, franceses e holandeses, deixa marcas até hoje, fazendo com que dezenas de organizações negras em cada país, continuem lutando pela equidade sócio-racial e de gênero .

Os principais pontos de embarque no continente africano foram , o que hoje se conhece por Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Quênia , Tanzânia. Mas também embarcaram africanos a partir do Senegal, Nigéria, Daomé-Benin e de outros países da África Ocidental .

As principais etnias africanas dispersas pela Amazônia foram: Angola, Congo, Benguela, Cabinda, Moçambique, Moxicongo, Macua, Mina, Fanti-Ashanti, Mali, Mandinga, Fula, Fulupe, Bijagó, Carabá, Peuls, Barena , Lalu Pabana.

Na Amazônia brasileira trabalharam tanto nos cultivos de subssitência , quanto para a exportação. Aqui chegaram também outros negros(as) originados das Guianas e de Barbados (ilha colonizada por ingleses) estes, vieram na condição de ´livres´, principalmente, para trabalhos ligados à construção de estradas de ferro, portos/navegação e empresas de energia elétrica – setores dominados por companhias inglesas.

Atualmente, na Amazônia, a população negra se concentra nas camadas de baixa renda, sobretudo, residindo nas periferias, favelas, morros, baixadas , das grandes cidades, sendo que no meio rural, estão entre os ´ sem terra´ ; nos quilombos/cimarrones, palenques e outras formas organizativas.

One thought on “Diáspora africana na Pan Amazônia

  1. Diáspora africana na Pan Amazônia
    Parabéns, Vanessa, pela matéria. Você nos deu dados muito importantes que vão além do Brasil, obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *