Diáspora africana na Pan Amazônia

A dispersão de africanos negros para as Américas foi motivada pelo tráfico de africanos negros para o trabalho escravo. As condições dos escravizados variaram em cada país, mas, o sofrimento em todas as suas vertentes (físico,psíquico, etc.), foram terríveis.

Na Amazônia o escravismo perpetrado por espanhóis, portugueses, ingleses, franceses e holandeses, deixa marcas até hoje, fazendo com que dezenas de organizações negras em cada país, continuem lutando pela equidade sócio-racial e de gênero .

Os principais pontos de embarque no continente africano foram , o que hoje se conhece por Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Quênia , Tanzânia. Mas também embarcaram africanos a partir do Senegal, Nigéria, Daomé-Benin e de outros países da África Ocidental .

As principais etnias africanas dispersas pela Amazônia foram: Angola, Congo, Benguela, Cabinda, Moçambique, Moxicongo, Macua, Mina, Fanti-Ashanti, Mali, Mandinga, Fula, Fulupe, Bijagó, Carabá, Peuls, Barena , Lalu Pabana.

Na Amazônia brasileira trabalharam tanto nos cultivos de subssitência , quanto para a exportação. Aqui chegaram também outros negros(as) originados das Guianas e de Barbados (ilha colonizada por ingleses) estes, vieram na condição de ´livres´, principalmente, para trabalhos ligados à construção de estradas de ferro, portos/navegação e empresas de energia elétrica – setores dominados por companhias inglesas.

Atualmente, na Amazônia, a população negra se concentra nas camadas de baixa renda, sobretudo, residindo nas periferias, favelas, morros, baixadas , das grandes cidades, sendo que no meio rural, estão entre os ´ sem terra´ ; nos quilombos/cimarrones, palenques e outras formas organizativas.

One thought on “Diáspora africana na Pan Amazônia

Deixe um comentário