À Folha de São Paulo,
Espero que esse jornal publique em alguma parte o texto abaixo, que se refere a uma frase atribuída a mim, em matéria do dia 29 de janeiro de 2012.
Muito obrigado, Chico Whitaker
É triste constatar, mais uma vez em se tratando do Fórum Social Mundial, como a “Folha” distorce fatos. Por exemplo na matéria publicada no domingo 29 de janeiro sobre o Fórum Social Temático recém realizado em Porto Alegre. Para começar, não se tratava da 11ª edição do Fórum Social Mundial, mas de um Fórum Local (da grande Porto Alegre) em preparação da Rio + 20… É incrível a tendenciosidade do seu titulo: “Esvaziado, Fórum Social termina hoje sob crise existencial”… Mas espero que esse jornal corrija pelo menos uma frase que me atribuiu, no próprio subtitulo da matéria, apresentando-a como um “desabafo”: “Um dos idealizadores, Chico Whitaker propõe mudança de estratégia para atrair insatisfeitos com o formato atual”. O que eu disse, de forma tranquila e objetiva (em grande e aliás vibrante plenária), foi que precisamos inovar para levar ao máximo possível de pessoas as informações que nos convenceram de que “outro mundo é possível, necessário e urgente”. Os insatisfeitos a que referi são os “insatisfeitos” e preocupados com o mundo em que vivemos e com os seus rumos, que podem levá-lo à autodestruição; como os jovens acampados nas praças para protestar contra o domínio do mundo por 1% de seus habitantes, alguns dos quais, de diferentes países, também vieram a Porto Alegre.
De Chico Whitaker para a Folha de S. Paulo
Agora é acompanhar e pressionar para que a Folha abra espaço para a resposta esclarecedora do Whitaker, resposta que também esclarece sobre a audiência e repercussão de um Fórum que a grande imprensa quer esvaziar.