Durante 2010, Nova – Centro de Inovação Social, juntamente com outras organizações, tem coordenado uma consulta on-line entre pensadores sociais e ativistas de todo o mundo, buscando alternativas interculturais à globalização neoliberal. Este processo se chama Barcelona Consensus e é uma tentativa de criar uma alternativa ao Consenso de Washington.
Os 250 participantes, dos quais metade são homens e metade mulheres, em número proporcional à população das diferentes regiões do mundo, estão escrevendo juntos uma declaração intitulada “Compromisso por um mundo habitável para tod@s”. Este texto tem como objetivo selecionar as metas e propostas que podem servir para uma ação imediata e promover os outros mundos que declaramos possíveis no Fórum Social Mundial a mais de 10 anos.
A reunião de Dakar marcou uma nova etapa neste projeto: em uma assembléia de convergência lançamos uma consulta social sobre uma “Ação Comum Transformadora” (ACT!), um projeto de seguimento do Barcelona Consensus: buscamos chegar a um acordo com organizações de todo o mundo sobre uma estratégia de ação global para o curso de 2011/2012.
A campanha sugere diferentes modos de participação:
(1) Como uma organização colaboradora com o Consenso de Barcelona e/ou ACT!
– Convidando os membros da organização para ler a versão preliminar da Declaração (disponível em francês, inglês e espanhol) e enviando comentários que serão tomados em consideração para a versão final deste documento. Prazo: 03/04 (clique aqui para mais informações)
– Participando ativamente na organização da consulta sobre uma “Ação Comum Transformadora”, convidando outros grupos e organizações para participar da consulta e da organização da ação selecionada.
(2) Como uma organização participando da consulta sobre uma “Ação Comum Transformadora” (ACT!)
– Enviando uma sugestão de ação transformadora que poderia ser realizada coletivamente pelas organizações de todo o mundo nos próximos 12 meses. Prazo: 24 de junho (clique aqui para mais informações)
Como parte deste projeto para construir um mundo habitável para todos, a campanha oferece um subsídio de 20.000 € para o autor de uma proposta original de um modelo sócio-econômico global. O prazo de inscrição é 18 de abril. (Clique aqui para mais informações)