Ato de Solidariedade ao Povo Palestino

Ato lembra 64 anos da catástrofe palestina, a nakba

A Frente em Defesa do Povo Palestino, que reúne dezenas de organizações da sociedade civil brasileira, realiza na próxima terça-feira, dia 15 de maio, em São Paulo, na esquina da Av. Paulista com a Rua Augusta, às 17h, um ato para lembrar os 64 anos da nakba (catástrofe), como é chamada pelos palestinos a criação unilateral do Estado de Israel em 15 de maio de 1948.
Como conseqüência, foram expulsos cerca de 800 mil palestinos de suas terras e de suas casas por forças militares israelenses e destruídas mais de 500 aldeias. Hoje, 4,7 milhões de palestinos vivem em campos de refugiados a um raio de 150km dos territórios palestinos ocupados e outros milhares encontram-se na diáspora, ao redor do mundo, ainda à espera do cumprimento do direito de retorno (reconhecido pela ONU – Organização das Nações Unidas). Os que vivem na Palestina estão sob ocupação militar e vivem sob humilhação e discriminação cotidianas.
O ato no dia 15 de maio, que lembra a tragédia palestina e sua resistência ao longo dos 64 anos, visa denunciar ainda que a mais longa ocupação da era contemporânea continua em curso e que é urgente uma solução justa. A manifestação incluirá diversas intervenções culturais. Após o ato, os participantes seguirão para uma noite cultural pela Palestina, no Espaço Cultural Latino-Americano (Rua da Abolição, 244).

HISTÓRIA
No dia 29 de novembro de 1947, as Nações Unidas recomendaram a partilha da Palestina em dois Estados, um judeu e um árabe. Esse plano jamais foi integralmente implementado, no entanto, criou o cenário da guerra de 1948, durante a qual Israel foi unilateralmente estabelecido como um Estado judeu no dia 15 de maio, mediante a limpeza étnica de mais de três quartos do povo palestino, confiscando suas terras e impedindo o seu retorno. Essa guerra é lembrada pelos palestinos como a nakba (catástrofe) e deu início à mais longa ocupação no mundo contemporâneo, a qual já dura 64 anos. Desde então, as políticas e práticas israelenses violam a lei internacional, incluindo a Quarta Convenção de Genebra e a Convenção Internacional de Supressão e Punição do Crime de Apartheid.

SERVIÇO:
Ato público pela Palestina livre
15 de maio de 2012 (terça-feira)
Local: Esquina da Av. Paulista com a Rua Augusta – a partir das 17h

Organização:
Frente em Defesa do Povo Palestino

Contatos para mais informações:
Soraya Misleh (11) 7663-1907
frentepalestina@yahoo.com.br

Leia também:

Solidariedade aos presos políticos palestinos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *