Porto Alegre recebe nesta terça, 19, ativistas de todas as partes do mundo para o Fórum Social Temático, que acontece na cidade até sábado, 23. Com o tema “Paz, Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta”, o evento marca os 15 anos do Fórum Social Mundial, que começou no município no início dos anos 2000 e ao longo de uma década e meia percorreu diversos países, como Venezuela, Tunísia, Senegal, Quênia e Índia.
A edição deste ano na capital gaúcha é preparatória para o Fórum Social Mundial que acontece em agosto, em Montreal, no Canadá. Será a primeira vez que o Fórum Social será realizado em um país do primeiro mundo. A decisão foi tomada durante o evento do ano passado em Tunis, quando ativistas canadenses lançaram o nome da cidade para sediar o encontro.
O Fórum Social Temático de Porto Alegre contará com nomes de peso como os do juiz espanhol Baltasar Garzón, que decretou a prisão do ditador chileno Augusto Pinochet, e sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Garzón debaterá direitos humanos e Boaventura será o responsável por abrir o Fórum de Educação Popular, que ocorre na Câmara Municipal. Também são aguardados os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Pepe Mujica, a presidente Dilma Rousseff e o sociólogo espanhol Manuel Castells, autor do livro Sociedade em Rede.