Em Hebron, o grupo foi recepcionado por Ahmad Jaradh, do Centro de Informação Alternativa, que contou um pouco da dura rotina dos palestinos. “Aqui você vê uma pessoa como civil pela manhã e, à tarde, como soldado. Em ambos os casos ela está armada. De vez em quando os israelenses armam checkpoints por conta deles. Então quem governa aqui: é o Estado ou os colonos israelenses”, declarou Jaradh.
Ele falou que os colonos israelenses atacam frequentemente os palestinos e que eventualmente os soldados de Israel impedem mas nunca levam o caso para a delegacia e, portanto, nunca são levados a julgamento. Já o contrário, quando um palestino se defende os soldados se juntam aos colonos para atacarem os palestinos.
Missão visita casa de palestino ocupada por israelenses
Na noite anterior, de quinta-feira após um dia cheio em Jerusalém Oriental, onde visitaram a casa do palestino Nabeel, de 71 anos, que parte de sua casa ocupada por colonos israelenses recém chegados dos Estados Unidos, a delegação brasileira da missão se reuniu com Mustafá Barghouthi, um dos fundadores da campanha BDS, de boicote a produtos israelenses, e candidato na última eleição com número expressivo de votos.
Reunião com Mustafá Barghouthi / Fotos: Gal Souza
Imagens de Hebron: