A primeira atividade visa convocar o conjunto do movimento negro do Brasil e das Américas que estarão no Fórum, para uma reflexão com o objetivo de articular uma ação coletiva diante da crise capitalista, os problemas sociais que atingem o povo negro e o combate ao racismo ambiental.
A segunda pretende ampliar o debate sobre a participação do movimento negro na Rio +20, uma Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012.
A CONEN integra o Grupo de Articulação (GA) que coordena o Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio +20 (CFSC), que é o responsável pela organização da Cúpula dos Povos na Rio +20 por Justiça, Social e Ambiental. Para mais informações visite a página da Cúpula dos Povos www.rio2012.org.br
Programação das atividades
26/01 – Quinta-Feira – 9h
A crise capitalista, o movimento negro e o combate ao racismo ambiental
Participação: CONEN e representantes do movimento brasileiro e das Américas
Local: Porto Alegre, no Quilombo Oliveira Silveira, Largo Zumbi dos Palmares, Sala 0l (um).
28/01 – Sábado – 9h
O Movimento Negro rumo a Cúpula dos Povos na Rio +20
Coordenação: Valkíria Silva (Kika), direção executiva da CONEN e integrante do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio +20.
Participação: organizações do movimento negro brasileiro.
Local: Porto Alegre, no Quilombo Oliveira Silveira, Largo Zumbi dos Palmares, Sala 07 (sete).
A CONEN NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
A CONEN tem participado de todas as etapas realizadas do FSM com o objetivo de contribuir na consolidação de uma comunidade negra internacional para o combate ao racismo, a globalização e o neoliberalismo: Porto Alegre, Brasil, em 2001 e 2002; Mumbai, na Índia, em 2003. Participou do Foro Social das Américas realizado em Quito no Equador, em julho de 2004.
Em 2005, no dia 30 de Janeiro, organizou no interior do Fórum Social Mundial, novamente realizado na cidade de Porto Alegre, no Brasil, a Plenária Zumbi + 10: o combate ao racismo no Brasil, que impulsionou a construção de um processo coletivo que envolveu na sequência praticamente o conjunto das organizações nacionais do movimento negro brasileiro, na estruturação da II Marcha Zumbi dos Palmares, contra o Racismo, pela Igualdade e a Vida, realizada com sucesso no dia 22 de Novembro de 2005.
A CONEN esteve presente no FSM-2006/Policêntrico – Américas, realizado em Caracas na Venezuela e no Fórum Social Mundial realizado em Janeiro de 2007, na cidade de Nairóbi, no Quênia.
Com uma delegação expressiva, principalmente de organizações do norte e nordeste do país, participou do Fórum Social Mundial realizado no período de 27 de Janeiro a 1o. de fevereiro de 2009, na cidade de Belém, no Estado do Pará, no Brasil/Pan Amazônia. O Mocambo, Movimento Afrodescendente do Pará, organização filiada a CONEN, foi o responsável pela Coordenação Administrativa do VIII Acampamento Intercontinental de Juventude (AIJ) realizado durante esse Fórum.
Em 2010 a CONEN participou da etapa do FSM realizada em Dacar, no Senegal, representada pela sua Diretoria Executiva.
Para mais informações sobre s CONEN visite a página: www.conen.org.br