O Fórum Social Mundial (FSM) 2022 começou neste domingo (1º), na Cidade do México (México). Com atividades híbridas, o evento internacional completa 20 anos de existência após sua primeira edição realizada em Porto Alegre. Até o dia 6 de maio serão realizados eventos presenciais, alguns destes em formato estendido, ou seja, com transmissões virtuais. A programação completa pode ser acessada neste link.
Além disso, a comissão de hibridização do evento segue organizando a transmissão dos eventos e ressalta que estas informações estarão disponíveis no site do FSM, em suas redes sociais (Facebook e Instagram) e no Facebook do Ciranda.Net. Também estão sendo transmitidas diversas mesas de debates a partir do canal do Youtube do FSM.
Segundo a organização, os movimentos sociais que atuam no mundo se encontram desarticulados em escala global, vivendo um cenário social mais dramático que o anterior à pandemia. Dessa forma, encontrar oportunidades para rearticular a resistência e alternativas é o maior e mais importante desafio, argumenta.
O chamamento para a participação afirma que o FSM é um espaço de processo para contribuir para o enfrentamento desse desafio de fortalecer as articulações para avançar agendas transformadoras comuns.
Evento debate as comunicações dentro do FSM
Dentro da programação do FSM, acontece a 7º edição do Fórum Mundial de Mídia Livre, na terça e quarta-feira (3 e 4 de maio). As atividades serão transmitidas pelo Facebook e Youtube do FSM, bem como pela página parceira Ciranda.Net. O Brasil de Fato RS também entra no coletivo de entidades que transmite o debate.
Confira, abaixo, o card com a programação completa. Destaque para a mesa de abertura que acontece na terça-feira (3), às 11h (Brasil): “Mídias Livres, Paz e Democracia”, que contará com a participação da editora-chefe do Brasil de Fato RS, Katia Marko.
Anexo
Até o dia 6 de maio serão realizados eventos presenciais, com alguma atividades transmitidas virtualmente – Reprodução