Sua filha ou filho está feliz na escola? Essa é a pergunta proposta a todos os pais pela Frente Humanista de Educação em conjunto com a Escola Municipal Paulo Freire, de Niterói (RJ). A idéia é estimular o verdadeiro compromisso dos pais com a educação dos seus filhos. Por outro lado, reivindicam que os órgãos públicos facilitem essa participação. Esses temas foram abordados na oficina “Pais na Educação”.
Segundo Conceição Ribeiro, mãe e uma das organizadoras da Frente, a participação dos pais nas escolas precisa que ir além das festinhas para arrecadar dinheiro, que é a situação mais comum nos dias de hoje. “O comprometimento dos pais facilita a compreensão da direção da escola sobre as necessidades das crianças e adolescentes”, disse.
Já as reivindicações envolvem um funcionamento efetivo dos Conselhos de Escola, com abertura efetiva às contribuições da comunidade. Também se propõe a criação de mecanismos de participação nas decisões das secretarias de educação, referentes a propostas pedagógicas, currículos escolares, planejamento, elaboração dos regimentos internos das escolas e na definição das prioridades.
Pais e mães na escola
ACHEI MUITO INERESSANTE A MATÉRIA,PORQUE ESTOU TENTANDO INTRODUZIR A PRESENÇA DE PAIS NA MINHA ESCOLA,QUE É MUNICIPAL….
GOSTARIA DE ESTAR RECEBENDO APOIO DE VOCÊS,NESSA UTA…SOU O.E.DE ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL …OBRIGADA