A Caminhada pela Educação como Direito e pela Paz deu iniício ao Fórum Mundial de Educação (FME), em Nova Iguaçu. Quase 4.000 pessoas se reuniram em frente ao palco montado na Via Light, em frente ao Colégio Monteiro Lobato.
O prefeito Lindberg Farias e representantes do Conselho Internacional do FME estiveram presentes à cerimônia de lançamento. O ministro da educação Fernando Haddad representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lindberg destacou que esse é o momento ideal para Nova Iguaçu sediar um evento internacional e histórico como o FME. Em discurso onde deu as boas vindas aos participantes, o prefeito destacou que “esse Fórum não serve para esconder os problemas da cidade, mas para ser um marco, uma página nova na história da Baixada Fluminense”.
O representante do conselho Internacional do FME, Pablo Gentille disse que “hoje o mundo olha para Nova Iguaçu não pela pobreza, nem pela violência, mas porque aqui está sendo construido um novo modelo de educação.
O Fórum Mundial de Educação vai até domingo com debates, conferências, atividades culturais, oficinas e exposições e shows em vários pontos da cidade como a Vila Olímpica e o SESC. Paralelo ao FME haverá o Fórum Infanto-Juvenil no Centro Social São Vicente.
Alexandre Lourenço, aluno da Espocc, do bairro Maré