Imagem: oficina de grafite de Rui Amaral
O tema do II FSB é provocativo: a busca de caminhos para outro mundo possível, a partir da reflexão e dos diálogos sobre a experiência brasileira. Ou seja, diálogos sobre visões, propostas, construções, frustrações e sonhos dos últimos anos e de agora no Brasil, do ponto de vista dos movimentos e redes sociais que vêm construindo o processo do Fórum Social Mundial.
Para a Marcha de Abertura do II FSB, valerão mais os sonhos do que as frustrações: mostrar que alternativas existem ou podem ser construídas é a proposta das redes que organizam o II FSB para todas aquelas entidades e grupos ativistas que preparam suas faixas, cartazes e espíritos para a caminhada que abre o evento. As atividades e debates que formarão as grandes áreas de diálogo do II FSB ficam para os dias que se seguem.
A concentração para a marcha está programada para as 14 horas do dia 20 de Abril, na Praça do Derby, para uma caminhada que deve começar as 16 horas, seguindo pela Conde da Boa Vista até a Praça do Carmo. A chegada deve se dar por volta das 18h30.
A afirmação de confiança em um outro mundo possível já estará explícita na comitiva de frente: crianças do MST, as Sem Terrinha, carregarão a faixa do II FSB
Não haverá carros de som durante a marcha, decisão tomada pelas organizações para que a caminhada não acabe passando a mensagem de quem puder falar mais alto, especialmente em ano eleitoral em que todos os partidos querem também levar suas mensagem ao cortejo altermundista.
Atividades culturais da noite do dia 20 de Abril serão realizadas em outro local: o Pátio São Pedro. Aguarde programação pelo site www.fsb.org.br
Atenção para o credenciamento
Começará um dia antes, em 19 de Abril e poderá ser feito até dia 21 de Abril, das 8h às 20h, na UFPE. A secretaria do II FSB convida a todo mundo que puder a inscrever-se pela internet e a buscar seu credenciamento na véspera da marcha de abertura. Ou haverá risco de lentidão e filas nos dias 20 e 21.