Foto: Arte de rua do Brasil, de Melo em Brasilia
O II Fórum Social Brasileiro, chamado Fórum de Abril acontecerá entre os dias 20 e 23 do próximo mês, em Recife (PE) e terá novidades em relação aos outros eventos promovidos no processo do Fórum Social Mundial. Será, ao mesmo tempo, um evento brasileiro e mundial temático. Tratará da experiência brasileira vivida nesses últimos anos sob a ótica dos movimentos sociais e das perspectivas dos participantes na resistência à globalização neoliberal.
A proposta do Fórum de Abril é contribuir para o aprofundamento do diálogo sobre questões surgidas a partir da experiência política do povo brasileiro, estimulando a troca entre diversos pontos de vista ao invés da mera disputa de posições entre pessoas, redes, entidades e movimentos da sociedade civil participantes.Essa proposta acrescenta outro diferencial para o encontro de Recife: a sua divisão em “áreas de diálogo”, e não em “eixos temáticos”, como costuma acontecer nos outros e fóruns. As áreas de diálogo buscam cobrir todos os aspectos e dimensões da construção de um outro mundo, justo e humano. Seus temas norteadores são:
– os sujeitos políticos e suas relações;
– os projetos de desenvolvimento alternativo ao neoliberalismo;
– a resistência antiimperialista e alternativas de integração solidária;
– e a democratização o estado: por uma nova institucionalidade.
Nos demais aspectos, tudo é muito parecido com o Fórum Social Mundial. É um espaço aberto de encontro, plural e diversificado, não-confessional, não-governamental e não-partidário.