Imagem: arte de rua de Galo em Recife
Durante o II Fórum Social Brasileiro, que acontece de 20 a 23 de abril, em Recife, Pernambuco, estaremos realizando uma nova edição do Fórum de Rádios.
Fórum de Rádios é uma experiência de cobertura compartilhada com rádios comunitárias, educativas e livres que estará transmitindo uma programação compartilhada com rádios comunitárias, educativas e livres.
Convidamos a todas as rádios e organizações que quiserem participar com programas tanto ao vivo como gravados, assim como a utilizar os materiais que outras rádios produzirem. Outra forma de participar é retransmitindo essa programação ou difundindo esta iniciativa a outras rádios.
Essa programação compartilhada será transmitida pela rádio Livre-Se na 104.7 FM e pela internet em www.forumderadios.fm
Fórum de Rádios é um projeto que nasce no V Fórum Social Mundial e que vem se realizando desde então em várias oportunidades. Durante esses encontros armamos
uma cobertura compartilhada com programas de diversas rádios e que poderão ser utilizadas pelas rádios que não estarão presentes através da internet. Nessa experiência tentamos promover o uso das ferramentas de software livre e o livre fluxo da informação, ou seja, tudo o que produzimos pode ser usado por outros.
Atividades
Durante o Fórum também serão realizadas oficinas abertas de edição e transferência de áudio e rádioweb.
Na sexta, dia 21, das 8h às 11, haverá o Seminário Rádios Comunitárias: sem a nossa voz não há democracia.
Local
Ônibus do Fórum de Rádios, na UFPE, Universidade Federal de Pernambuco (perto da Biblioteca)
Mulheres radialistas fazem cobertura do FSB em parceria com a Rádio Universitária FM
Mulheres radialistas fazem cobertura com
enfoque de gênero no Fórum Social Brasileiro
O programa será transmitido pela Rádio Universitária AM.
Outra comunicação é possível. Com esse slogan as lideranças de mulheres da Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco farão a cobertura do Fórum Social Brasileiro pela Rádio Universitária AM-UFPE(Universidade Federal de Pernambuco). O Programa Rádio Mulher vai ao ar das 10h às 11h, entre os dias 20 e 23 de abril, data de encerramento do evento. Com o recorte de gênero, uma equipe de seis comunicadoras produz em formato rádio-revista que inclui entrevistas, notícias, serviços, músicas, flashs e participação de ouvintes.
Tanto o programa como notas e áudios serão retransmitidos pelos sites das agências de notícias Adital (www.adital.org.br), Pulsar (www.brasil.agenciapulsar.org) e Rede Cyberela (www.cemina.org.br). Os sinais também vão ser recebidos por todos os 22 municípios da região da Zona da Mata Sul de Pernambuco pela Rádio Quilombo FM. A Zona da Mata Norte terá como retransmissoras os programas de rádio da Associação de Mulheres de Nazaré da Mata e do Centro de Mulheres de Vitória de Santo. Para as outras rádios e sites que se interessarem para retransmissão ao vivo e/ou por demais conteúdos da cobertura podem acessar o site http://www.cabopress.net e fazer o link. Quem estiver na Região Metropolitana do Recife poderá ouvir e/ou retransmitir o programa pela freqüência 820 kHz, como por exemplo Rádio Cultural de Muribeca,localizada no município de Jaboatão dos Guararapes.
O Rádio Mulher é uma ação de comunicação da organização não-governamental Centro das Mulheres do Cabo cujo objetivo é garantir às mulheres o acesso à fala pública e o direito à comunicação. O programa é produzido e apresentado por grupos de mulheres da Zona da mata Sul do Estado de Pernambuco desde 1998. Atualmente conta com o apoio das agências de cooperação Fundação Ford e Intermon-Oxfan.
Mais Informaçõe:Micheline Américo
Telefones81.88555391- 81.35249170