Às vésperas do II FSB

Adital – Com 300 atividades, mais de 500 organizações inscritas e com uma estimativa inicial de 10 mil participantes, o II Fórum Social Brasileiro será aberto amanhã, 20, em Recife, Estado de Pernambuco, com o tema “Caminhos para um outro mundo possível – A experiência brasileira”. A marcha de abertura está prevista para às 15h, no Centro da cidade, e será puxada pelos sem-terrinhas (crianças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Entre os dias 21, 22 e 23 acontecerão as atividades auto-gestionadas, que serão realizadas no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e divididas em quatro grupos: os sujeitos políticos e sua relações, os projetos de desenvolvimento alternativo ao neoliberalismo, a resistência anti-imperialista e alternativas de integração solidária, e a democratização do Estado: por uma nova institucionalidade.

Diferente da última edição, ocorrida em Belo Horizonte, Minas Gerais, o evento não terá uma atividade central, do tipo plenária. Optou-se pela realização de várias atividades horizontais, abertas a muitas vertentes de discussão, como forma de ampliar o debate entre a sociedade civil, tendo como fomentadoras as próprias organizações, e mantendo total autonomia em relação à governos e partidos.

Partindo disto, a proposta é evidenciar a experiência brasileira dentro do processo social nos últimos anos através de seus mais legítimos agentes: os movimentos e organizações sociais. “O que se pretende é ampliar o diálogo sobre essa experiência, substituindo a disputa entre pontos de vista pela escuta das análises, interpretações e propostas das diferentes pessoas”, informa a organização.

Além dos grupos temáticos, a programação inclui a participação de rádios livres e uma rede de comunicação alternativa que fará a cobertura do evento de forma integrada. Também serão oferecidas oficinas de comunicação alternativa e atividades culturais, à noite, nos dias 20, 21 e 22, no Pátio de São Pedro. O II FSB acontece até o dia 23 de abril. Mais informações através do sítio www.fsb.org.br.


FSB Cultural

A programação cultural do II FSB pretende fazer uma mostra dinâmica com as diferentes regiões brasileiras que estarão presentes no evento. É o Pátio de São Pedro, Centro da cidade, que vai abrigar as várias manifestações artísticas. A programação inclui folguedos, brincantes, teatro popular de rua, danças circulares, maracatu, afoxé, mangue beach, coco, ciranda.

De acordo com a organização, além da agenda montada para os palcos, o II FSB terá diversas oficinas e intervenções culturais propostas por grupos, bandas e movimentos culturais diretamente no programa de atividades auto-gestionadas.

Famosa em todo o Brasil pelo Carnaval, a cidade de Olinda não ficará de fora. No dia 21, a partir das 19h, tem carnaval de rua com vários blocos e grupos tradicionais pernambucanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *