Imagem: Arte de rua de Zefix, de Graffiti Brasil
Jornalistas e veículos de imprensa que vão a Recife para cobrir o II FSB já podem se inscrever pela internet para receber as informações e sugestões de pautas na fase final de preparação do encontro brasileiro.
Há duas possibilidades de inscrição: como imprensa geral, para cobertura própria do veículo inscrito, e como imprensa alternativa, para cobertura compartilhada. Neste caso, se incluem meios de comunicação que não se considerem de mercado ou corporativos, jornalistas de organizações ou movimentos sociais inscritos, estudantes ou professores de jornalismo, grupos ou redes ativistas em comunicação.
As atividades compartilhadas serão realizadas em forma de projetos de acolhida, organizados pelas próprias midias alternativas na preparação do II FSB. As iniciativas propostas até agora são de reportagens conjuntas, coberturas coletivas de radio e audio-visuais e oficinas de cultura digital (qualquer participante do FSB pode se inscrever para atividades com uso de ferramentas livres de internet e oficinas de comunicação)
Os projetos de acolhida continuam ou se baseiam em experiências que iniciadas no Fórum Social Mundial como a Ciranda Internacional da Informação Independente (http://www.ciranda.net) , o Fórum de Radios, Fórum de TVs e Laboratório dos Conhecimentos Livres.