Trabalhando a auto-estima dos povos africanos na diáspora

Lúcia Regina: Sou professora de ensino fundamental, formada em Superior Normal Pec-Usp.

Enquanto mulher, mãe e negra sempre senti a necessidade de pesquisar sobre a história dos negros e do Continente Africano , tanto para atender meus anseios, como da minha família e também dos alunos.

Há seis anos por conta das pesquisas produzo bonecas de pano negras e também trabalho as relações étnicas dentro de sala de aula.

As oficinas de bonecas iniciei dentro da sala de aula com meus alunos, e percebi a felicidade deles em produzí-las e a importância desse tipo de arte na sua formação.

Depois, em encontros municipais de educação, através de relatos de prática, ensinava aos educadores a fazerem bonecas para que eles pudessem trabalhar com seus alunos.

Imagem5.jpg

Desde então, venho realizando oficinas e expondo as bonecas, e através de muitos contatos tive a oportunidade de ser convidada a divulgar meu trabalho através de exposições em congressos, seminários, conferências e outros.

Acreditando poder contruibuir com a formação de cidadãos dignos, com auto-estima elevada, sabendo conviver com as diferenças e buscando uma socidade mais justa, igualitária e sem preconceitos, sigo com meus ideiais.

Esse é o relato da educadora Lúcia Regina que espois seu trabalho na feirinha da UMC (Makena- Bonecas de pano negras, feitas por ela e pela Negafulô.

Imagem6.jpg
ciranda_394-2.jpg

ciranda_393.jpg
ciranda_391.jpg
ciranda_389.jpg
Imagem7.jpg
ciranda_392.jpg
duas.jpg
bonecas.jpg

3 thoughts on “Trabalhando a auto-estima dos povos africanos na diáspora

  1. Trabalhando a auto-estima dos povos africanos na diáspora
    Conheci a Lucia em Araraquara e fiquei muito admirada pelo seu trabalho e sua luta de trazer o resgate negro, através das bonecas que é uma questão de identidade.
    O seu trabalho tanto é voltado a crianças, como a geração de renda a mulheres que querem se dedicar a confeccionar bonecas negras.
    Pouco se encontra no mercado bonecas negras, por isso valorizo e fico feliz em ver o trabalho que ela faz, mostrando toda a beleza negra.
    Parabenizo voce Lucia por todo o seu empenho.

    1. Trabalhando a auto-estima dos povos africanos na diáspora
      Muito bom o seu trabalho, eleva a auto estima e firma a indentidade negra,sao através desse tipo de exemplo que os afro descendentes precisao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *