Onde estão os heróis negros?

fotos Fernandinha
A Atividade foi organizada em forma de debate e troca de experiências sobre as influências do racismo dentro e fora do ambiente escolar.

Uma das questões geradoras do debate foi a seguinte: “Você se lembra de algum herói negro na sua infância?”. Ao exercitar a memória, a resposta foi unânime. Os heróis que estão no cotidiano e no imaginário coletivo são, majoritariamente, brancos.

Foi mencinado, também, a ausência do negro/a no livro didático. E quando são retratados na maioria das vezes são de forma pejorativa.

Levantou-se questões sobre as ações afirmativas e foi citada, como exemplo, cotas em um concurso público na cidade de Cubatão. A problematização sobre o concurso se assemelha a implantação das cotas raciais nas Universidades e a reação contrária de uma grande parcela da sociedade.

O debate foi encerrado com os educadores enfatizando a importância da implantação da lei 10.639 desde o ensino fundamental. Foi sugerido que o movimento negro organize cursos de formação continuada para educadores das escolas públicas.

3 thoughts on “Onde estão os heróis negros?

  1. Onde estão os heróis negros?
    Estive no FME, aproveitei muitíssimo nossas discussões, haviam certos pontos, os quais nunca havia refletido sobre como sentir a discriminação racial, quando o adulto afirma nunca ter sido discriminado. Estou ampliando o Projeto A COR DO BRASIL, para a EJA ( ed. de jovens e adultos), levando os, a se auto questionarem. Esse encontro foi o ponto crucial para poder dar continuidade a este trabalho.

    Eloisa Pacheco.

    1. Onde estão os heróis negros?
      Boa noite a todos do projeto Ciranda. Bom, com relação ao questionamento sucitado gostaria de contribuir com uma pequena resposta, pois acredito que a exatidão da mesma estão confinadas com aqueles que se incubiram de enclausura-las. A história do povo negro por ser bastante ampla e ardua muito tem a nos revelar, isto é, quando remetida as lutas, as batalhas que foram travadas, as revoluçãoes e todo contexto de resistência atribuido a estes. Os nossos heróis ensontram-se no anonimato e seus feitos enterrado fostes no momento em que fora findada a sua vida neste plano real. Eles são incapazes de nomear um banco, uma universidade, uma ilha, enfim, com o nome de Zumbi, Bob Marley, Malcom X, Martin Luther King, Winie Mandela e seu esposo… Entre outros.
      Assim, gostaria de findar este comentário com um questionamento e ficaria muito feliz se obtivesse resposta: Quando irão construir e priorizar a identidade do povo negro?

      1. Onde estão os heróis negros?
        Olá,

        Quando vivenciramos uma outra sociedade, que não essa capitalista. Enquanto isso não acontece, lutemos porque a nossa luta é justa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *