. “O Brasil saiu dessa campanha mais unido do que entrou”, disse o presidente reeleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao ser recebido com festa, papel picado e fogos de artifício na Avenida Paulista.
Lula foi reeleito com 60,83% dos votos validos, conforme anunciou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao concluir a apuração dos votos do segundo turno da disputa presidencial.
Geraldo Alckmin (PSDB) obteve 39,17%.
A vitória de Lula já havia sido reconhecida pelo TSE às 19h30, quando chegou a sua vantagem sobre o adversário já não podia mais ser superada, com quase 90% das urnas apuradas.
O resultado final confirma que Lula ultrapassou o total obtido há quatro anos, quando foi eleito com 52,79 milhões. Como a população brasileira cresceu, o recorde absoluto não corresponde aos resultados em termos percentuais. Em 2002, Lula foi eleito com 61,27% dos votos válidos. Desta vez, obteve 60,8%.Lula obteve quase 12 milhões de votos acima do total conquistado em 1° de outubro.
O mais suspreeendente no resultado eleitoral foi a redução dos votos conseguidos por Geraldo Alckmin em relação ao primeiro turno.
Para Lula, sua vitória arrasadora, a despeito de todos os ataques que sua candidatura, seu governo e seu partido sobreram nos dois últimos anos, foi resultado da sabedoria do povo brasileiro.
“Nos momentos mais difíceis que o nosso governo enfrentou, foi o povo brasileiro quem levantou a cabeça”
Para o secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Carlos Moura. a opção por políticas sociais foram reconhecidas pela população, a exemplo do ProUni.. “Eles ficaram do lado de um governo que ajuda os fracos, que dá cidadania”, destaca Moura. Lula garantiu que os pobres terão preferência no segundo mandato.