Press Release: Festival Brésil en Mouvements

Com a participação: do ex-deputado federal Jean Willys, do jornalista Jamil Chade, da diretora de cinema Dacia Ibiapina, da professora Leila Xavier et da legenda do futebol, Raí entre outros convidados

Com o tema “Enfrentar as crises, reimaginar o futuro”, o festival “Brésil en
Mouvements” abre às portas do cinema Les 7 Parnasiens nesta sexta-feira 1° de
outubro em Paris. Há 17 anos o festival de cinema e debate é um espaço para o
público francês compreender melhor a sociedade brasileira na encruzilhada em que ela se encontra, diante de um retrocesso histórico que a faz conviver com o
desemprego crescente, a multiplicação dos pobres, a destruição de sua cultura e de seus recursos naturais e o ódio que é semeado para fragilizá-la e dividi-la. Mas a sociedade brasileira se agita, se subleva e se afirma na resistência contra as ameaças à sua democracia e contra os crimes cometidos por um governo
neofascista, determinado a fazer do Brasil um vassalo dos interesses do capital
internacional.

É isso que mostra o cinema independente da 17ª edição do festival, que ao longo dos anos se tornou o mais importante festival dedicado ao documentário
brasileiro na Europa. De 1º a 3 de outubro, no cinema Les 7 Parnassiens de Paris, o público poderá conhecer o impacto da pandemia em um sistema prisional brutal como o brasileiro; a luta desigual mas firme dos povos indígenas pela conservação de suas terras; o novo engajamento dos jovens na política no interior do país; as táticas manipuladoras e a influência da grande mídia no último golpe de Estado; a resistência política trazida pelos torcedores aos estádios por meio da democracia corinthiana e do rugby feminino de Paraisópolis; a chegada da pandemia às favelas; a reinvenção da vida nas ocupações urbanas e combate pela moradia; a força do questionamento das normas de gênero e a afirmação transindentidade em um país que impõe a misoginia como norma; e a construção da experiência da quarentena da juventude LGBTQIA+. São filmes que falam de um país tal como é hoje,
mergulhado numa crise política, social, sanitária e ecológica, com pessoas
esquecidas do poder mas que continuam de pé e, sobretudo, apesar de tudo,
contróem a solidariedade.

Além do poder das imagens, o festival defende o poder da fala: a Associação Autres Brésils oferece ao seu público debates com diversos brasileiros envolvidos na luta contra o Brasil de Bolsonaro, incluindo o parlamentar Jean Willys e a filósofa Marcia Tiburi, que tiveram de deixar o país por causa de ameaças de Bolsonaristas às suas vidas. Eles estarão ao lado de Raí, uma lenda do futebol bem conhecida dos franceses, não só por suas jogadas dentro de campo, mas também por seu compromisso com o futuro de seu país.

Programa completo on-line : https://www.autresbresils.net/Affronter-lescrises-reimaginer-l-avenir-Bresil-en-Mouvements-2021
Contato :
Erika Campelo : + 33 6 10 20 52 50 (whatapp, telegram, signal)
Anexo: blob:https://web.whatsapp.com/b234af5f-1cc9-4b87-a8e2-3ccd893f3eb5