Povo cigano do Brasil

Rio de Janeiro – Estima-se que existam atualmente no Brasil cerca de 6 mil acampamentos ciganos. De acordo com a Pastoral da Criança, os acampamentos abrigariam mais de 250 mil ciganos. Não há, porém, dados precisos a respeito. Por isso, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) pretende elaborar um levantamento mais aprofundado sobre o povo cigano.

O subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SEDH, Perly Cipriano, informou que os primeiros abordados deverão ser os ciganos acampados, que são nômades ou semi-nômades, e depois os que já vivem em centros urbanos. “Muitos já estão vivendo na periferia, por isso é necessária uma política de geração de emprego e renda para eles.” Segundo Cipriano, serão estudadas medidas que poderão dar aos ciganos inclusive direito à aposentadoria, desde que contribuam para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ele informou que está sendo criado em Brasília um centro de referência dos direitos do povo cigano. “Vai ter advogado, psicólogo, estagiários, que vão ajudar na defesa desse povo.” O centro fará a distribuição das cartilhas sobre os direitos deles, que foram lançadas na semana passada, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminese, e dará orientações aos ciganos sobre como agir em determinadas circunstâncias.

Cipriano destacou que é necessário o envolvimento dos que não são ciganos na causa desse povo. “Quem não é cigano precisa ter conhecimento também da causa cigana.” Segundo ele, a falta de documentos impede o atendimento deles por programas sociais. “Queremos que o cigano tenha acesso à Bolsa Família, mas como é que ele vai ter Bolsa Família, se não tem documento?”. De acordo com o subsecretário, o governo já está preparando material sobre o registro civil de ciganos.

Para ele, é necessário ainda que o Ministério da Educação desenvolva um ensino específico para os ciganos nômades. “Se a criança não está na escola e não tem documento, não tem direito à Bolsa Família”, explicou Cipriano. Ele disse que a medida beneficiaria, sobretudo, os ciganos pobres dos acampamentos.

Perly Cipriano acredita que tais medidas contribuirão para valorizar e fortalecer esse povo. “E para conseguirmos fazer com que a sociedade não tenha nenhum tipo de preconceito contra o cigano, respeitando e valorizando esse povo, com a sua cultura e tradição.”

12 thoughts on “Povo cigano do Brasil

  1. Povo cigano do Brasil
    Oi selma, eu nao sou cigana, mas gosto muito da maneira de viver deles, moro na espanha e estou em contacto com muitos deles. queria que vc como cigana também lutasse pela causa cigana desde ai. acho que será gratificante pra que nao se extingua esta culura tao alegre, se informe participe da causa cigana. um beijo e um abraço forte

  2. Povo cigano do Brasil
    Oi Dna.Selma
    Não sou cigano, mas interesso-me muito por este povo e como médico gostaria de conhecer em que os ciganos são diferentes do restante do povo brasileiro ( que engloba diversas culturas).Parece-me que uma das características é tratar-se de um povo nômade que vive em acampamentos ( embora pareça-me que a maioria viva agora em residências fixas ).Acho que seria importante para se acabar com o preconceito que padecem que estudassem e melhorassem seu nível cultural, o que lhes possibilitaria melhor integração.Gostaria se a senhora me permitir de entrar em contato com ciganos típicos para orientá-los em suas dificuldades diárias, mostrando-lhes os recursos que poderiam estar disponíveis para melhorar suas situações, sem interferir em seu modo de vida. Meu email é phavrenne@hotmail.com e meu nome é Poti.

  3. Povo cigano do Brasil
    Selma..prazer em escrever para vc…..sou Cybele….e gostaria que vc como cigana me ajudasse a entender um pouco sobre meus antepassados. muinha mãe já é falecida, e contava muito histórias de sua vida quando criança. ela é nascida no chile e contava que seus avós eram ciganos comerciantes.e filhos de armenios. o sobrenome era KARKIM…gostaria de saber disso… para mim, seria uma honra pertencer a esta irmandade mesmo que distante…tenho muito de semelhante …gosto da natureza…do ouro…des de pequenina amo as poupas coloridas e a sensualidade…acampo muito por que meus pais sempre nos ensinaram a passar momentos maravilhosos em contato com a natureza e amar a vida e o semelhante..vou aguardar cubelergmontes@ig.com.br

  4. Povo cigano do Brasil
    oi Selma, mas para que seu costume, não desapareça você tem que ensinar seus filhos o seus costumes. Fui esposa de Calon e meu marido e meus cunhados quando chegam perto de gajons, eles figen ser Patal, sempre achei isso muito estranho. Sou gajim e meus costumes não foram não perdidos mesmo estando no meio de vocês, há também não morrei em acampamento.

  5. Povo cigano do Brasil
    Oi Selma, não sou cigana de sangue mas amo esse povo como se o sangue cigano corresse por minhas veias, mas tenho uma dúvida em relação a espiritualidade cigana e se puder me responder lhe serei muito grata, frequento uma tsara cigana aonde espiritos ciganos vem na terra trabalhar, já percebi que alguns ciganos de sangue não concordam com isso e gostaria que expressase sua opinião, desde já agradeço, o meu imail é luzdosoltelemensagem@ig.com.br. Meu nome é Ana paula. bjs

  6. Povo cigano do Brasil
    SOU CIGANO GAJO MEU POVO QUE SANTA BARBARA PROTEJA A TODOS FELIZ NALTAL E PROSPERO ANO NOVO UM ABRAÇO CASO QUEIRAM SABER MASI SOBRE MINHA LINHAGEM FONE 011 89011559 MARCELO HAILLANDER

    1. Trabaho
      Marcelo, meu nome é Larissa e estou fazendo um trabalho sobre o Direito dos povos ciganos, as leis, as formas de punição, qm julga, qm pune, principalmente nos cigaos nomades do Brasil…se vc puder me ajudar… ficaria muito grata. Admiro muito seu povo!
      Um grande abraço.

  7. Povo cigano do Brasil
    Boa Tarde Selma, meu nome é Cássia e moro em Campinas SP, sou fonoaudiologa, psicopedagoga e pedagoga , trabalho na área da educação e adoro o povo cigano.Conheço uma cigana que considero como uma irmã. Nunca deixe seus costumes, lute, ensentive seus filhos ater uma formação academica, mas sempre valorizando seus costumes. Gostaria que um dia tivesse escolas que os professores fossem ciganos para dar aula só para alunos ciganos e tendo um projeto pedagogico que envolvesse seus costumes e dialetos, ou seja uma escola verdadeiramente Cigana.Selma seu povo e maravilhoso e tem o mesmo direito como o Negro e o Indio. Até mais.

  8. Povo cigano do Brasil
    selma deixaria tudo para ser cigano e morar em acampamento ali esta minha vida
    meus bisavoz eram ciganos e o povo deles sumiram devido a uma reintegraçao de posse eram mexicanos aguardo uma resposta e por favor me ajude a manter minha tradiçao

  9. Povo cigano do Brasil
    Ola, me chamo Luciane e moro em Porto Alegre. Estou fazendo uma pesquisa sobre nomes típicos Ciganos, e encontro grande dificuldade na autenticidade dos mesmos. Será que vc poderia me ajudar, com nomes conhecidos?
    Desde já agradeço,
    email: lu.trento@hotmail.com

  10. Povo cigano do Brasil

    Sou estudante do último ano de Serviço Social pela Universidade Nove de Julho e por achar fantástica a cultura cigana farei meu TCC (monografia) sobre inserção das crianças ciganas na escola, porém, para isso necessito de uma pesquisa de campo, mesmo que seja a distancia, em algum acampamento aqui em São Paulo, para que eu consiga fazer a coleta de dados, estudarei o preconceito no setor da diversidade.
    Gostaria de algum contato aqui em São Paulo de algum acampamento onde permitissem que eu recolhesse os dados.

    Desde já agradeço a atenção.
    Erica
    ericarantes@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *