A comissão organizadora da Conferência Popular por Direitos, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional clama ao Governador Dória que não confirme as representações da ABIA e da SRB como presidente e vice-presidente do Consea-SP.
O processo de participação social e a defesa do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional são fundamentais na construção de um sistema alimentar justo e solidário que rume à realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
O processo de ampla mobilização e participação social que resultou na recomposição do CONSEA SP precisa ser respeitado.
A articulação realizada entre agentes públicos e setor empresarial favoreceu a inserção de corporações na lista tríplice para Presidente e Vice-presidente do CONSEA-SP.
A metodologia utilizada no processo de eleição foi inadequada e não transparente. Ela atenta contra os processos democráticos de participação. Essa estratégia deixou representantes da sociedade civil de interesse público como da agricultura familiar, do setor acadêmico, entre outros , e representações daqueles diretamente atingidos pela insegurança alimentar como trabalhadores, povos e comunidades tradicionais, população negra e mulheres fora do jogo. Representações estas que historicamente representam a sociedade civil nos Conseas.
Quem paga é o povo que fica sem direitos, com fome e má alimentação e sem emprego.