Mulheres desconhecem Lei Maria da Penha, afirma ativista

Brasília – Um ano e quatro meses depois da aprovação da Lei Maria da Penha, muitas mulheres, vítimas de agressão, ainda desconhecem seus direitos. Além disso, algumas delegacias ainda não aplicam a lei de forma correta. As constatações são da diretora executiva da ONG Agende Ações de Gênero Cidadania e Desenvolvimento, Marlene Libardoni.

A ativista elogia o fato de a lei já ser conhecida de grande parte da população, mas ressalta que muitas mulheres ainda não conhecem os direitos incluídos na legislação.

“Muitas mulheres ainda não conhecem os detalhes [da lei], os diversos recursos de proteção e as diversas punições aos agressores”, disse Marlene em entrevista à Agência Brasil.

Outro problema é a falta de implementação do que está previsto em lei já que muitas delegacias falham na hora de aplicar a legislação.

“Por exemplo, se a mulher está sofrendo riscos o juiz precisa aplicar as medidas de proteção em até 48 horas, mas há lugares que isso ainda demora mais de um mês”, disse a ativista.

Marlene também citou os pontos positivos da lei aprovada em agosto de 2006. Segundo ela, houve uma queda “brusca” nos casos de reincidência dos homens agressores, de 60% para 2%.

Para ela, essa queda aconteceu por que, com a denúncia, o agressor é alertado pelo juiz ou pelo delegado de que a repetição da agressão resultará em prisão.

A Lei Maria da Penha alterou o Código Penal permitindo que agressores sejam presos em flagrante ou tenham prisão preventiva decretada. A lei também acabou com as penas pecuniárias, aquelas em que o réu é condenado a pagar cestas básicas ou multas, e a pena máxima passou de um ano de detenção para três.

One thought on “Mulheres desconhecem Lei Maria da Penha, afirma ativista

  1. Mulheres desconhecem Lei Maria da Penha, afirma ativista
    Eu gostaria de responder com uma pergunta;
    a lei vale para qem nao foi agredida pelo companheiro, mais sim pelo ex motorista dele ?
    meu nome e katia maria dos Santos ,e fui espancada em praça publica a um ano emeio ,por um funcionario do meu atual companheiro . ele tinha sido mandado embora e atribuio esta culpa em min.eu dei queicha ,fiz corpo delito ,e agora depois de 1 ano e meio recebi uma intimaçao para dia 29/02/2008; oque devo fazer,esta lei vale para min. katia Maria dos Santos 29 anos . Santo Antonio do itambe MG. telefone;33-3428-1494

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *