Jovens discutem violência contra a mulher

O tema tem se tornado foco de atenção de muitos jovens devido a repercussão do caso da jovem Eloá, morta pelo namorado em Santo André no último mês de outubro. O assunto foi destaque também na última sessão do Projeto Cine Kbça, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 05, alavancado pelo filme Provoked, desejo de liberdade.

Na direção de Jag Mundhra o longa mostrou a realidade de opressão e violência que muitas mulheres vivenciam em sua vida conjugal. Numa rotina de espancamentos e maus tratos Kiranjit Ahluwalia, acaba por matar seu próprio marido. Acusada de ter premeditado o crime, ela recorreu à ajuda de uma Ong especializada em vítimas de violência doméstica, para provar sua inocência. Na prisão ela também se deu conta de que sua realidade é comum a outras mulheres.

Após a exibição do filme, realizada no Centro de Referência da Juventude de Vitória (CRJ) localizado na Ilha de Santa Maria, foi feito um bate-papo com os jovens acerca dos temas e polêmicas retratados na tela. “As mãe têm que educar seus filhos desde crianças a tratarem bem as mulheres”, falou o jovem Tiago, 23 anos, morador do centro, durante o debate feito pelo projeto.

Para contribuir com a conversa esteve presente a antropóloga Mirela Berger, professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Para Mirela, a discussão sobre a violência contra a mulher é um assunto sério e que tem afetado a cada dia mais os jovens. “O caso da Eloá, seqüestrada e assassinada em São Paulo, é apenas um exemplo de como as relações entre homens e mulheres são construídas na nossa sociedade. A liberdade lutada há anos pelas mulheres, e que a jovem Eloá desejava ter, continua sendo negada por aqueles que se consideram donos da liberdade e da vida das mulheres”.

Mirela ainda aponta para mudanças possíveis nessa questão, acreditando que espaços de discussão são muito importantes, principalmente quando são acompanhados pelo uso do cinema. “Só se poderá mudar alguma coisa quando se puder discutir esse problema junto à sociedade. Espaços como o Cine Kbça são muito importantes, pois contribuem para isso”, alerta a antropóloga.

Para um dos coordenadores do projeto Cine Kbça, Wanderson Mansur, 22 anos, o debate sobre a realidade da mulher precisa ser discutido e têm que ultrapassar os limites do projeto. “O Cine Kbça é uma iniciativa feita por jovens para provocar mudanças de consciência na juventude por meio do cinema. Através do bate-papo, feito após o filme, o jovem participa dando sua opinião e também aprende com as opiniões dos outros jovens. Nós do projeto, acreditamos que cada jovem que sai daqui volta para casa transformado e leva o que aprendeu para outros espaços da sua vida”, avalia o coordenador.

O que é o Projeto Cine Kbça?

O Cine Kbça é um projeto de cineclube voltado para a juventude de periferia de Vitória, no Espírito Santo. O projeto tem como base a proposta de utilizar o cinema como ferramenta pedagógica na discussão de temas tais como direitos humanos e cidadania. Partindo do princípio de que o cinema é uma forma de conhecimento e um bem cultural que deve ser acessível a todos, o projeto busca democratizar o acesso às produções audiovisuais. As sessões acontecem às quartas-feiras a partir das 19h, no Centro de Referência da Juventude de Vitória – CRJ. A entrada é gratuita.

Por Tatiany Volker e Wanderson Mansur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *