Massoud Bakhshi
Se me perguntassem sobre meu sentimento de ter nascido no Oriente Médio, responderia que foi uma obrigação geográfica(!), mas se perguntassem por que ainda vivo e trabalho lá, preferiria responder que, como um produtor de filmes, não quero estar longe das mais importantes histórias de nosso tempo, acontecendo bem em frente a nossos olhos todos os dias.
Imagens do Oriente (IFE – Images From the East) celebra sua segunda edição este ano, com o objetivo de trazer algumas das importantes histórias de diferentes países da região: do Irã à Palestina, da Síria ao Líbano.
Longe daquilo que ouvimos e vemos sobre países a partir da mídia, um amplo alcance de diferentes assuntos, temas e estilos estão presentes nos filmes selecionados este ano. Jovens, enérgicos e talentosos diretores destes filmes documentaram não apenas a realidade de suas sociedades, mas também expressaram e comentaram o que está por trás das realidades de suas vidas diárias.
Enquanto, nos filmes iranianos, temas como amor, morte e solidão são tratados diretamente pelos diretores para descobrir as camadas profundas de uma sociedade complexa – raramente vistas anteriormente -, os filmes árabes nos oferecem novas retrospectivas do conflito israelo-palestino, e como uma terceira geração de refugiados palestinos encara esta velha cicatriz.
Nós acreditamos que o IFE (Imagens do Oriente) oferece à audiência brasileira a essência da realidade e da cultura do Oriente Médio, e esperamos que esses filmes ajudem-na a ser informada e engajada sobre as mudanças de nosso tempo.
Massoud Bakhshi é curador, junto com Arlene Clemesha e Otávio Cury, da 2ª Mostra Internacional de Filmes do Oriente, de 27 de maio a 01 de junho de 2008 no Centro Cultural São Paulo. Ingressos liberados 1 hora antes de cada sessão (um por pessoa)
Confira a programação