Hip hop pela não violência contra as mulheres

Foto: Frineia Rezende

A ONG Cemina – Comunicação, Educação e Informação em Gênero, por meio de seu Núcleo da Juventude, irá promover no dia 26 de março, no Circo Voador, o evento cultural Hip Hop Pela Não Violência Contra as Mulheres. Aproveitando as comemorações do Dia internacional da mulher, o evento traz à tona a discussão da violência de gênero por meio de duas grandes atividades: um show de divulgação do CD Mulheres do hip hop pelo fim da violência contra a mulher, com a participação de rappers e o lançamento do documentário Feminism: Speak Up!

O projeto Hip hop pela não violência contra as mulheres é uma das mais importantes atividades que o Núcleo de Juventude do Cemina tem promovido para alertar a sociedade, em especial a juventude, sobre esse tipo de violência. Seu objetivo é introduzir no universo da cultura Hip Hop a perspectiva de gênero, a reflexão e a compreensão dos fatores que reforçam a perpetuação da violência contra a mulher. O que se quer é aproveitar o potencial questionador desta cultura e do público jovem para colocar em pauta este tema.

O CD “Mulheres do Hip Hop Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é resultado de uma oficina realizada com quarenta comunicadoras de rádio e MC’s das cinco regiões brasileiras sobre questões relacionadas à violência contra as mulheres. No evento, as rappers participantes do projeto irão apresentar essas canções.

O documentário Feminism: Speak up! é um projeto de autoria de Valentina Homem e Ângela Collet, filmado na Índia, Holanda e Brasil, tenta esclarecer um pouco o que é afinal o feminismo, através da vida, trabalho e reflexão de quatro feministas – três mulheres e um homem. O documentário já foi exibido em festivais internacionais e será visto pela primeira vez no Rio de Janeiro.

A entrada é franca mediante a apresentação de 1 kg de alimento não perecível a ser doado para instituições que atendam mulheres em situação de violência. Haverá distribuição gratuita de CD’s para os(as) primeiros(as) 500 convidados(as).

Local: Circo Voador – Rua dos Arcos, s/n. Lapa.

Programação:

20h Exibição do documentário Feminism: Speak Up!

21h Show de lançamento do CD ” Mulheres do Hip Hop Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”

2 thoughts on “Hip hop pela não violência contra as mulheres

  1. Hip hop pela não violência contra as mulheres
    Dentro de um movimento que busca a superação da exclusão social, como é o caso do Hip Hop devemos estar atentas, abordar e inserir as questões sociais relacionadas à mulher e a sua participação no movimento.

    Pelo fim da: Exclusão e da violência contra a mulher!

    Parabéns, pela iniciativa!

  2. Hip hop pela não violência contra as mulheres
    Sou professora de Artes do ensino ‘fundamental e médio de escolas estaduais e trabalho com a cultura Hip Hop em minhas aulas pois acho importante trabalhar com estes valores com meus alunos alem de trabalhar com os quatro elementos dessa cultura:música,poesia,dança e pintura(grafite).Gostaria de saber como posso conseguir documentarios para ser exibidos nessas escolas. Aguardo resposta,e desde já agradeço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *