Foto: Clementina de Jesus, inspiradora do evento e autora da canção que lhe dá título
“Fui Feita Pra Vadiar – Tributo às Mulheres do Samba” é um espetáculo musical que agrega a participação de seis coletivos de samba e atrizes da cultura popular, atuantes na cidade de São Paulo, em frentes estéticas e políticas pela emancipação das vozes das mulheres e da negritude na sociedade brasileira.
Originados em diferentes momentos, os coletivos produzem nesse encontro, a partir de suas semelhanças bem como da diversidade gerada pelas diferenças, um diálogo musical sobre a narrativa histórica do samba pela perspectiva das autorias femininas.
Samba Negras em Marcha, Amigas do Samba, Samba da Elis, Sambadas, Samba de Dandara e Pura Raça apresentam suas referências em ordem cronológica de composições, prestando dessa maneira uma justa femenagem às compositoras responsáveis por abrir caminhos para que mais mulheres pudessem tomar parte na roda da história. Teremos também a intervenção das atrizes Palomaris e Regina Santos.
O espetáculo marca a abertura do Encontro Estéticas das Periferias. Idealizado pela Ação Educativa, o Estéticas das Periferias chega à sua nona edição em 2019. Nos últimos anos, o encontro tem mobilizado inúmeros espaços culturais nas áreas periféricas da capital paulistana, a partir do experimentalismo artístico. Para reafirmar que a produção artística das quebradas não pode ser definida como algo único e homogêneo, o nome do encontro é definido no plural e sua diversidade está expressa em seus eixos curatoriais: produção cultural de mulheres, direitos humanos, culturas negras, direito à cidade, meio ambiente e futebol e cultura. O evento conta com a parceria de 42 entidades culturais em seu núcleo curatorial – entre coletivos, instituições públicas e privadas, além de muitos artistas, programadores e agentes culturais – e nesse ano terá mais de 60 atrações e atividades.
Acesse a programação na íntegra em: http://www.esteticasdasperiferias.org.br/2019/
SERVIÇO
“Fui Feita Pra Vadiar – Tributo às Mulheres do Samba”
Data: 25 de agosto, às 19h
ENTRADA FRANCA
Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer (Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 2 – São Paulo/SP).
Duração: 120 minutos.
Espetáculo gratuito. Retirar os ingressos uma hora antes do espetáculo.