Durante o mês de agosto a Marcha Mundial das Mulheres esteve envolvida diretamente na construção de dois importantes espaços de articulação e resistência na América Latina, na Colômbia e no Paraguai,
Na Colômbia junto com movimentos de mulheres e movimentos sociais mistos foi construído o “Encontro de Mulheres e Povos das Américas contra a Militarização”, como parte da Ação Regional da MMM nas Américas, dentro 3ª. Ação Internacional da MMM. Nesse encontro, além dos debates sobre a situação de militarização da Colômbia e do continente americano, sobre a implicação desse processo na vida das mulheres, foram realizadas missões às regiões em conflito e a vigília em uma das bases estadounidenses na Colômbia.
No Paraguai as mulheres da Marcha se somaram à organização do IV Fórum Social Américas. Um processo no qual a MMM se envolve desde o início e que contribui para organizar uma agenda latino-americana de lutas comum.
As duas ações, portanto, marcam os aportes feministas nos processos de diálogo e resistências nas Américas rumo a construção de uma integração com igualdade, liberdade, justiça, paz, solidariedade!
Essas experiências serão compartilhadas no dia 22 de setembro, na SOF – Sempreviva Organização Feminista. Será um momento de avaliação e propostas para o seguimento destas ações.
Serviço:
Data: 22 de setembro, às 18h30
Local: SOF – Rua Ministro Costa e Silva, 36 (travessa da Mourato Coelho), Pinheiros