Espírito Santo inicia criação da ‘Comunidade que Sustenta a Agricultura’

Uma reunião de apresentação da ideia acontece no próximo sábado (7), de 9h às 11h, na sede da Federação dos Órgãos de Assistência Social e Educacional (Fase), no Centro de Vitória.

A princípio, pensa-se em formar um grupo de consumidores que irá pagar um valor fixo mensal, que lhe dará direito a uma quantidade de alimentos orgânicos, que irão variar de acordo com a sazonalidade da produção.

O valor será calculado com base nos custos informados pelos agricultores agroecológicos quilombolas do Sapê do Norte, incluindo produção, colheita, transporte e distribuição.

A CSA é uma tecnologia social surgida durante o Fórum Social Mundial de 2011, em Porto Alegre/RS e, nos últimos sete anos, tem se disseminado em vários estados. A ideia de trazê-la para o Espírito Santo ocorreu durante o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), realizado em Belo Horizonte, de 31 de maio a 3 de junho.

A expectativa é de que nessa primeira reunião estejam presentes consumidores e agricultores, além de um representante da CSA Brasil, associação que promove cursos de treinamento para criação de CSAs.

No conceito de CSA, o consumidor é na verdade um coagricultor ou um agricultor passivo, enquanto o produtor efetivamente do alimento, em campo, é o agricultor ativo. Ambos, planejam conjuntamente a produção de alimentos e se beneficiam mutuamente da parceria.

Em seu site, a CSA Brasil ressalta que “uma Comunidade que Sustenta a Agricultura oferece uma nova forma de economia em uma atuação conjunta com agricultores ativos e agricultores passivos para a produção de alimentos. Uma nova forma que oferece vantagens para a terra, plantas, animais e o homem”.

E que “sem a cooperação do consumidor, a agricultura familiar não tem futuro. Ela é condicionada por baixos salários, uma pequena valorização de seu trabalho, além de falta de mão de obra e migração da juventude para as cidades”.

Adesão

Os interessados em integrar a primeira CSA capixaba ou criar outras, em outras regiões do Estado, podem participar da primeira reunião deste sábado (7) e acompanhar as postagens do grupo nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *