No dia 12 de abril, sábado, será realizado em São Paulo o Dia Estadual de Formação da Campanha Pela Redução da Tarifa de Energia. O curso acontece na sede do Sinpro/SP (Rua Borges Lagoa, 208, próximo ao metrô Santa Cruz), das 9h às 17h, e integra as atividades da Campanha Nacional pela Redução da Tarifa de Energia, uma das principais pautas dos movimentos sociais e entidades do país em 2008.
De acordo com a secretaria operativa da Assembléia Popular (AP) do Estado de São Paulo, a realização da campanha foi reafirmada como prioritária por diversos movimentos de todo país na plenária nacional da AP, realizada em fevereiro na cidade de Luziânia (GO).
A secretaria operativa da AP-SP acrescenta que o curso de formação no próximo dia 12 tem como objetivos centrais discutir, com os formadores e formadoras populares presentes, as questões estratégicas relaciondas ao tema da energia e contribuir com a preparação das Assembléias Populares locais e com o intenso trabalho de base que será desenvolvido no estado a partir da campanha. A expectativa é reunir entre 50 e 100 pessoas.
Nos próximos meses, outras atividades de formação semelhantes devem ocorrer em diversos estados brasileiros, de modo a ampliar os debates e a participação popular em torno da campanha contra os altos preços da tarifa de energia cobrados da população.
Entre outras questões, os movimentos querem debater por que cidadão brasileiro paga uma das tarifas de energia mais caras do mundo (apesar da pobreza de boa parte da população). Assim como questionarão os preços baixíssimos da energia vendida de forma subsidiada a grandes empresas como a Vale do Rio Doce, a Votorantin e a Alcoa.
A campanha também quer garantir que o acesso à energia elétrica seja um direito de todos, ampliando o número de famílias com direito às chamadas tarifas sociais. No caso das famílias de baixa renda, a campanha defende o fornecimento gratuito de energia elétrica até a faixa de 100 kwh/mês de consumo.
Materiais
Abaixo, estão disponíveis alguns dos principais materiais de formação já elaborados e utilizados pelos movimentos sociais envolvidos nesta bandeira de luta, como o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragem), Via Campesina, MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), CPT (Comissão Pastoral da Terra), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Intersindical, Conlutas, Feab (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil), MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados), CMP (Central dos Movimentos Populares), Assembléias Populares, CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), Pastorais Sociais, Pastoral da Juventude Rural e Movimento de Mulheres Camponesas.
As inscrições devem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 9 de abril(segue ficha para preenchimento abaixo), por correio eletrônico (plebiscitoalcasp@yahoo.com.br) ou por fax (11 3105-2516). Maiores informações podem ser obtidas pelo email e pelo telefone acima.
Dia Estadual de Formação da Campanha Pela Redução da Tarifa de Energia
Quando: 12 de abril, sábado
Horário: das 9h às 17h
Local: Sinpro/SP – Rua Borges Lagoa, 208, próximo ao metrô Santa Cruz
Quem Participa: Militantes dos movimentos e organizações populares, formadores, multiplicadores
Alojamento e alimentação: ficarão sob a responsabilidade da organização da atividade, mas os participantes que precisarem de alojamento deverão trazer roupa de cama e banho, além de material para higiene pessoal.
Contribuição para organização do curso: R$ 5,00 por participante (para ajudar com as despesas de alimentação, transporte e material didático).
Transporte: fica sob a responsabilidade dos participantes e seus respectivos movimentos e/ou organizações. Caso algum militante/movimento tenha interesse em participar e esteja com dificuldades para garantir o transporte, deve entrar em contato com a secretaria da AP-SP.