Imagem: Benett – Facebook
1. Enquanto a economia desaba, o eterno diversionismo como método. Distribui bananas, preenche quadrinhos vazios frente à câmera e questiona as eleições em que foi eleito. Ora, já sabíamos que essas eleições não foram sérias. No centro dos disparos ilegais de whatsapp, verbas inexplicadas, além de facadas providenciais, e os espetáculos de irresponsabilidade de sempre.
2. Com uma mão tenta fragilizar as instituições democráticas, usando e abusando do autoritarismo e dando fiança a torturadores e milicianos, e com a outra ataca as reservas do país para tentar cobrir todos os desastres da falta de projetos para a economia. A definição perfeita para o dia 9 de março foi dada pela TV GGN: “Dois ineptos no comando do Titanic, com o iceberg entrando pela proa”.
3. A fragilização da Petrobrás, transformada em exportadora de óleo cru, com as refinarias rifadas, nos deixa absolutamente vulneráveis em relação às variações do câmbio e ao mercado. A empresa perdeu em um único pregão da bolsa 28% do seu valor de mercado. É uma queda histórica. Sem precedentes.
4. A Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) registrou uma queda de 10% nos primeiros 31 minutos de funcionamento e foi obrigada a suspender o pregão. O risco-país alcança seu índice real, de um país sem projeto para a economia, comandado por um síndico disfuncional, um tchutchuca e um marreco: chega a subir quase 40%. Um recorde histórico.
5. Para tornar mais grave a situação, um acordo de cooperação militar assinado pelo governo federal com o agente laranja, onde não vamos ganhar nada, é a pequena cereja do bolo de horrores do momento. A nossa defesa controlada pelos estadunidenses. E de vez em quando eles compram um lixo qualquer para fazer gracinhas e o ex-capitão publicar no twitter. A ofensiva contra a Venezuela e outros países da América Latina é, muito provavelmente, o foco.
6. A Itália em crise, propõe bloqueio total contra o coronavírus, já passa da hora de a esquerda propor também um bloqueio total, contra o bolsonavírus.
- Confira todas as colunas: