Dia 52 (417) – Ano 2 – Vitória

Imagem: FUP

diariobrasil.png

1. Fim da greve dos petroleiros após 20 dias paralisados. Parte das reivindicações foi atendida. A tabela de turnos será refeita e as punições aos trabalhadores canceladas, as férias serão mantidas e o desconto dos dias parados, dividido. A greve teve adesão de 21 mil petroleiros em 121 unidades da Petrobrás em 13 estados.

2. A grande mola propulsora do movimento é a privatização. Já foram vendidas a BR Distribuidora, Liquigás e a Transportadora Associada de Gás. A privatização da empresa e venda de suas subsidiárias impacta nos preços dos combustíveis, na perspectiva de desenvolvimento do país, e na autonomia energética.

3. A FUP, Federação Única dos Petroleiros, também apontou as diversas violações de direitos dos trabalhadores cometidas pela atual direção da Petrobrás, desrespeitando o que foi pactuado anteriormente com a Federação e com o próprio TST. A suspensão da greve não implica na desmobilização da categoria. Permanecerão mobilizados até 06 de março, quando acontecerá uma nova audiência para avançar nas negociações. A defesa dos petroleiros não é só pelos direitos trabalhistas, mas em defesa da estatal e da soberania nacional.

Confira todas as colunas:

Diário Não Oficial do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *