Imagem: Ribs
Já são 2 milhões de casos confirmados de contaminação por coronavírus no país e já contabilizamos 76 mil pessoas mortas. Com subnotificação. Um aumento de 8% em relação às outras semanas (G1).
Enquanto os números crescem, a discussão é sobre a possibilidade de abrir escolas, aglomerar crianças. Mas 77,7% dos pais se recusariam a enviar seus filhos para o desnecessário risco. A normalização de mais de mil mortes por dia é , basicamente, uma opinião governamental, com pouco eco na sociedade civil.
Para iniciar um retorno às aulas, seria necessário que durante 14 dias houvesse queda de contaminação e de óbitos, leitos de UTI desativados por se tornarem desnecessários e nunca uma representação gráfica crescente e o índice atual. A vacina, única medida que também poderia trazer impactos positivos, é prevista para o primeiro trimestre de 2021 para os grupos prioritários: idosos e pessoas com comorbidades (El País).
Já foram testadas no mundo 163 vacinas e 23 delas testadas em humanos. Ainda sem sucesso. E o planalto vende cloroquina.
- Confira todas as colunas: