Aproximadamente 300 estudantes ocuparam o Anfiteatro 7 do ICC da Universidade de Brasília (UnB), na capital federal, para ouvir e debater com os convidados da mesa “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. A mesa foi uma das 26 atividades da programação de sexta-feira (17/07) do 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontece em Brasília desde o dia 15 de julho. No domingo, quando termina o encontro, serão eleitos os novos e novas diretoras e um novo(a) presidente da entidade.
A senadora Marina Silva (PT-AC), uma das debatedoras convidadas, avaliou o panorama atual de crise: “O mundo vive duas crises, uma econômica e outra ambiental. Mas precisamos ter a consciência que a ambiental é a raiz de todas as crises”.
Os dois senadores convidados a debaterem o assunto, além da ex-ministra do Meio Ambiente o senador José Nery (PSOL-PA), defenderam a elaboração de uma moção em defesa da legislação ambiental brasileira, redigida e apresentada pelos participantes do 51º Congresso da UNE. “Agradeço a oportunidade de discutir essas questões com a juventude que tem um papel importante em tudo isso por não ser pragmática”, declarou a ambientalista que enviou, no início de junho, uma carta aberta ao Presidente da República onde critica a aprovação da Medida Provisória 458 (a MP da Grilagem) pelo Senado e faz um apelo para que Lula vete alguns pontos da MP.
A ambientalista lembrou seus tempos de militante ao lado de Chico Mendes, assassinado em 1988 por fazendeiros que eram contra a defesa da floresta amazônica encampada pelo líder seringueiro, na década de 1980, para demonstrar aos estudantes até que ponto a força da juventude é capaz de ir.
Além disso, tanto ela quanto Nery ressaltaram a inclusão do tema nos debates estudantis como um importante passo dentro do movimento estudantil. “Esse encontro tem um significado enorme. Precisamos de atitudes práticas de vocês para fazer acontecer o desenvolvimento sustentável de fato”, ressaltou Nery, apontando para a platéia.
Ao discorrer sobre desenvolvimento sustentável, a senadora citou a obra do filósofo Edgar Morin, um dos principais pensadores sobre a complexidade, Os sete saberes necessários para a educação do futuro. “Para que haja sustentabilidade no desenvolvimento é preciso sustentabilidade econômica, social, ambiental, política e até estética, afinal o homem é formado por valores intangíveis e a estética é um deles”, explicou Silva.
Caravana Ambiental
Outra proposta feita pelos participantes da mesa foi a realização de uma nova Caravana da UNE com foco nas questões ambientais. A presidente da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), Maria das Neves, que coordenou a mesa, lembrou que essa proposta já foi feita na 6º Bienal de Cultura da UNE, em janeiro deste ano. “Estamos avaliando a viabilidade da caravana e esperamos amadurecer a idéia junto com os estudantes”, declarou Maria das Neves.
Também estiveram presentes na mesa o deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB-AM) e Gabriela Barbosa Batista, da Rede de Juventude e Meio Ambiente (REJUMA).
O mais representativo CONUNE
O Congresso da UNE (CONUNE) é o fórum máximo de debates e deliberações do movimento estudantil, e se consolidou como a maior e mais representativa atividade política da juventude brasileira organizada. O 51º CONUNE já é o maior e mais representativo em toda a história da entidade. Cerca de 90% das Instituições de Ensino Superior brasileiras participam do processo eleitoral. A entidade prevê que cerca de 10 mil estudantes de todas as regiões do país estão reunidos em Brasília.