A gente já se comunica dentro da barriga da mãe! A gente aprende tudo pela comunicação! Você se comunica em casa, na rua, em todo lugar. Então, se ligue!
Semana pela Democratização da Comunicação no DF
Pense: se sabemos nos comunicar, por que o mundo vai tão mal? Entre outras razões, é porque nossos meios de comunicação são controlados por alguns para fazerem a cabeça de muitos. A gente nem vê, mas no Brasil, a televisão, o rádio, os jornais, fazem a gente ser e agir conforme os interesses de 8 famílias. A propaganda faz a gente comprar o que não precisa, ser o que não é e esquecer quem somos. O noticiário manipula nossas opiniões e sem perceber acreditamos em tudo o que alguns querem. Nós ficamos mais pobres e burros, os donos dos meios ficam mais ricos e poderosos.
O Brasil é um dos países mais ricos do mundo. Nossas culturas, nossos povos, nossos estórias, nossas naturezas fazem que cada lugar seja único e maravilhoso. Mas na TV, quase só vemos o Rio de Janeiro e São Paulo. Quase só vemos loironas e saradões. Onde está nossa beleza mestiça? Onde foi parar a cultura indígena? Cadê a cultura negra? Folias, maracatus, bois, reizados, poesias, catiras, pamonhas, jongos, empadões, cachaças, procissões, teatros, mamulengos, baião-de-dois, cirandas, carreteiros, cosme-damião, quadrilhas, erês, truco, pião?
TV, rádio, jornal e internet DEVEM ser os meios para a gente trocar informações, aprender, ensinar e se divertir. Você sabe se comunicar! Você também pode ajudar a fazer a sua TV, o seu Rádio e mostrar o que sabe e aprender com o conhecimento do outro.
Comunicação é um DIREITO HUMANO, assim como Moradia, Saúde, Educação, Trabalho, Comida e Lazer. Venha saber o que você e sua família tem tudo a ver com isso. Acompanhe a programação da IV Semana pela Democratização da Mídia em Brasília-DF.
:: quem faz a semana? ::
A Semana Nacional pela Democratização da Mídia está em sua quarta edição, e é promovida por diversos coletivos, entidades e movimentos sociais Brasil afora. No Distrito Federal, está sendo organizada pela Rede de Democratização da Comunicação, composta por entidades como o Centro de Mída Independente (CMI), A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS), o Coletivo Intervozes, o Sindicato dos Jornalistas do DF, a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC), a Ralacoco FM, a Radiola FM, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o Movimento dos Atingidos por Barragens, a Central Única dos Trabalhadores, o Centro Acadêmico de Comunicação da UCB, a Liga Brasileira de Lésbicas, a TV Cidade Livre, o grupo Instinto Coletivo e com apoio de outras entidades.
:: agenda ::
Dias 17 e 19/10 (terça e quinta-feira)
A mídia no cinema
Exibição de vídeos sobre a comunicação.
Consulte a programação pelo telefone 3327-0732 – Balaio Café.
Local: Cineclube do Balaio Café (CLN 201)
Horário: a partir das 21 horas
Oficina de Radioweb
Aprenda a técnica e a logística por trás de uma rádio que transmite ao vivo pela internet. Inscrições gratuitas: http://www.semanadeextensao.unb.br
Local: sala 1.03 da Faculdade de Comunicação da UnB – ICC Norte
Horário: 9h – 12h
Dia 17/10 (terça-feira)
Debate “Controle público da mídia”
Com os jornalistas Jonas Valente (Intervozes), Beto Almeida (TV Senado), Adriano de Angelis (TV Brasil)
Local: IESB (Estúdio de Rádio – Campus 2 – 912sul)
Horário: 19h30
Dia 18/10 (quarta-feira)
Debate Mídia e movimentos sociais Debatedores a confirmar
Local: Faculdades JK (Pistão Sul de Taguatinga)
Horário: 9h
Dia 19/10 (quinta-feira)
Marcha dos movimentos sociais
Chamado a todos e todas defensores de uma comunicação democrática para se somar à marcha de vários movimentos contra o retrocesso e por um país mais justo
Local: Concentração no Ginásio Nilson Nelson
Horário: 9h
Debate – “Mídia e movimentos sociais”
Convidados: Rafael Vilas-boas (MST), Priscila Carvalho (Conselho Indigenista Missionário)
Local: Faculdade JK (Eixão sul de Taguatinga)
Horário: 19h
Dia 20/10 (sexta-feira)
Debate: Digitalização do Rádio e da TV
Convidados: Roberto Garcez (Radiobrás), Sérgio Mamberti (Minc), Roberto Pinto Martins (Minicom), Taís Ladeira (Amarc), Jonas Valente (Intervozes).
Local: UCB
Horário: 9h30
Diversidade cultural e mídia – ato político e lúdico com falas e atrações artísticas
Ato com a participação de diversas bandas, grupos artísticos, de dança, teatro, hip hop, freestyle, MPB entre outras atrações. Confira a programação nos sites que apóiam a semana.
Horário: 17h – 22h
Local: Conic (em frente ao Ed. Venâncio III, próximo aos bares)
Dia 21/10 (sábado)
Rádio Arrastão
Transmissão em rede de programação radiofônica sobre mídia, democracia, emancipação e liberdade. Entre os participantes estarão pontos de cultura do DF e Entorno, a Ralacoco FM e a Radiola FM.
Horário: A partir das 14h
Dia 24/10 (terça-feira)
Debate “Criminalização dos movimentos sociais na mídia”
Convidados: Eumano Silva (MST), Rosângela (Movimento de Mulheres Camponesas), Edson Cardoso (Jornal Irohin)
Local: Anfiteatro 11 do ICC da UnB
Horário: 11h