(Agência Patrícia Galvão, 06/11/2018) O Instituto Patrícia Galvão em parceria com a plataforma de financiamento coletivo Abacashi lança campanha de arrecadação de verba para a produção da publicação online Gênero, Liberdade de Expressão e Segurança nos Meios Digitais – Guia Online para Profissionais de Comunicação e Ativistas dos Direitos das Mulheres.
A ideia é a produção de uma publicação em formato digital direcionada a comunicadores e ativistas que trabalham com questões de gênero, raça e LGBTfobia nos meios digitais. Vamos abordar os direitos e deveres para quem atua na produção e divulgação de conteúdos sobre esse assunto e também o que fazer em casos de ataques e perseguições na internet.
Acesse aqui e contribua com a campanha
INFORMAÇÕES E DADOS
O número de ataques a pessoas na internet vem crescendo nos últimos anos e, segundo a SaferNet, as mulheres são as principais atingidas.
Temos visto também ataques a diversos jornalistas e comunicadores por produzirem conteúdos considerados polêmicos, isto é, sobre temas cujo enfrentamento ainda não conta com total adesão da sociedade, como por exemplo, o direito ao aborto seguro, a violência sexual, feminicídio e homofobia.
Levando em conta o momento de ameaça ao ativismo pelos direitos humanos e à liberdade de expressão, essa publicação trará orientações e dicas sobre como proceder em casos de ameaças, intimidações e outras formas de violência, além de informações sobre direitos básicos do cidadão e do comunicador.
Acesse aqui e contribua com a campanha