Em cadeia nacional de Rádio e TV de Honduras, às 5 horas da tarde (8 horas no Brasil) o governo golpista de Honduras decretou novo toque de recolher a partir das 8 horas da noite (às 11 horas da noite no Brasil)
Três acontecimentos antecederam a tentativa do governo de radicalizar o controle pela população no esforço de manter-se no poder pelo uso da força e da restirição às liberdades.
Logo pela manhã, os ocupantes da embaixada brasileira perceberam sintomas de intoxicação por gases ácidos, o que foi confirmando à tarde por médicos que só tiveram acesso à embaixada após fortes apelos e pressòes internacionais. A denúncia de envenamento e também de uso de sons de alta frequência como método de agressão à saúde percorreu o mundo causando indignação e protestos da comunidade internacional.
À tarde manifestantes que vinham se reunindo em frente à Universidade Autônoma de Honduras iniciaram sua marcha pelo centro da cidade, apesar do intensivo uso da violência contra a população, com prisões , hospitalikzações e mortes.
Finalmente,após reunião emergencial, o Conselho de Segurança da ONU manifestou sua condenação às intimidações que o governo golpista vem fazendo aos ocupantes da Embaixada Brasileira, exigindo que o fornecimento de serviços públicos, como água e luz, seja normalizado e a inviolabilidade da Embaixada seja respeitada.