Qualidade depende de vontade política, diz secretário

Fotos: Gastão Guedes/Ciranda

A educação pública de qualidade depende da vontade política, afirmou o secretário de educação profissional do MEC, Eliezer Pacheco. Em coletiva de imprensa antes da abertura oficial do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado do dia 23 a 27 de novembro, em Brasília.

O secretário destacou ainda que a rede federal de educação tecnológica brasileira é de excelência, mesmo se comparada a países da América do Norte e da Europa. O que prova que a educação não precisa ser privada para ser de qualidade.

E defende a ampliação dos Institutos Federais de Educação Tecnológicas como forma de qualificar uma grande falta de mão-de-obra qualificada, que segundo ele, chega a 200 mil postos de trabalho em aberto no Brasil.

Ressaltou que a educação técnica não é formação de mão-de-obra para o capital. “Nós sempre trabalhamos junto com a formação profissional. Os institutos federais trabalham sempre aliados com a escolaridade do trabalhador”, explica Pacheco. E exemplifica que o jovem pode ser mecânico, filósofo ou poeta.

Abertura

Durante abertura do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, o presidente Lula discursou para uma platéia animada e destacou que nos sete anos de sua gestão foram inauguradas 96 escolas técnicas e 38 institutos federais e que até o final do mandato, 214 unidades serão inauguradas.Ao todo, a rede de Institutos Federais de Educação Tecnológicas contará com 354 escolas.

Lula ressaltou que em seus dois mandatos foram criadas mais escolas técnicas do que em toda a história da educação profissional no Brasil.

Para Eliezer Pacheco, também presente na cerimônia, a formação técnica não pode ser descolada dos conteúdos da chamada formação geral.

A abertura do Fórum contou com o espetáculo cheio de malabarismo, luzes e dança, o grupo de teatro Tholl e o ballet da Escola de Teatro Bolshoi encerrou as atividades do dia no ginásio Nilson Nelson, na capital federal.

E estima-se que 15 mil pessoas circulem pelo evento, que teve início no dia 23 e vai até o próximo dia 27 de novembro de 2009.

O FMEPT integra-se ao movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação que vem sendo organizado pelo Fórum Mundial de Educação (FME) desde 2001. O FME tem uma estrutura participativa, com uma rede permanente de mobilização mundial constituída de movimentos sociais e organizações da sociedade civil e em articulação com outros fóruns de lutas.

Eliezer Pacheco – secretário de educação profissionalizante do MEC e Comitê Organizador do FMEPT

PENT5041a.jpg

PENT5046a.jpg