Entrevista concedida nesta manhã, via internet, entre 9h30 e 10h30
Como está o clima político com a presença de Zelaya no país?
Neste momento estão desalojando os manifestantes que estão em frente à embaixada brasileira, em apoio à Zelaya. Estou a 5 quadras do local, e há toque de recolher,
Então o toque de recolher de ontem à noite foi mantido até agora? Houve problemas com os manifestantes?
Muitos, poque as pessoas da resistência ficaram toda a noite em frente à embaixada para resguardar o presidente. Os golpitas atuam com muita prepotência, cortaram as liberdades de expressão. Eles não haviam reconhecido, até as 3 horas da tarde, que o presidente Zelaya estava no país.
Como está o trabalho da imprensa?
As mídias de oposição estão sob repressão. A Radio Globo (emissora de resistência) está fora do ar. Não há transmissão da TV Canal 36 (contra o golpe). Só as radios e tvs golpistas estão transmitindo.
Existe clima para uma retomada do governo por Zelaya? O que você acha que vai acontecer estes dias?
É difícil saber o que vai ocorrer, mas há muita resistência, de gente que quer a volta de Zelaya e a Constituinte. Zelaya pode garantir o processo eleitoral de novembro próximo. Mas com a presença dele aqui, o quadro muda, porque os golpistas ficam muito debilitados, e eles são muito fortes, são os ricos, os poderosos deste país.
Ontem, houve apoio da OEA a Zelaya, como repercutiu aí?
Parece que os EUA e o Brasil deram um ultimato aos golpistas, mesmo que não digam isso. Na OEA o apoio à Zelaya foi unânime. Enquanto falamos aqui, os helicópteros sobrevoam a Embaixada, fazem muito barulho, e não sabemos o que pode ocorrer
A maior lição de Honduras é o que representa o controle dos meios de comunicação por um único setor do país: os donos da maquiladoras, empresas transnacionais de grandes marcas que não pagam impostos, as cadeias de fast-food, de tudo
Entao as radios comunitárias de Amarc nao estao conseguindo transmitir informaçoes hoje?
A maioria está no Interior do país, estou fazendo contatos para saber como estão transmitindo. São 12 as radios de Amarc. E estão se arriscando.
Quem são esses povos que você mencionou que utilizam radios comunitárias para resistir ao golpe?
São 4 radios Garifuna, são povos que lutam muito por seus direitos. Querem tirar suas terras para construir megaprojetos turísticos nas costas atlânticas e eles resistem. São descendentes de negros que foram escravizados e trazidos da África. Eles escaparam de um navio negreiro e depois de lutarem se refugiraram nas costas de Honduras. O Garifuna é uma língua mesclada entre inglês, francês e lingua creola.
Então eles representam a resistência histórica do povo negro no continente. Zelaya agora vai ficar ao lado desse povo ou tem compromisso com os megaprojetos?
Os Garifuna o respeitam muito. Estive ontem com eles até 4 horas da tarde. Dizem que Zelaya reconheceu a língua e que foram formados professores para ensinar a língua nas escolas. Eles portou-se bem e por isso, os Garifuna estão nas ruas arriscando-se por sua volta. Hoje não sei onde estão por causa do toque de recolher. O trânsito de helicópteros está aumentando. Parece que a situação está piorando. Estou em contato NESTE MOMENTO com jornalistas que estão dentro da Embaixada do Brasil. Os meios de direita, que são 90% no país, não informam nada. É incrível
…
Acabo de falar com Andres Conteris, jornalista norte-americano que trabalha com Amy Goodman (Democracy Now) e ele me disse que esta manhã foi terrível. Jogaram muito gás lacrimogêneo contra a embaixada e dizem que vão entrar à força na embaixada para pegar Zelaya. Os golpistas ameaçam entrar na Embaixada do Brasil. Os jornalistas informam que o presidente Lula telefonou a Zelaya faz 15 minutos.
Quem está com Zelaya?
Há umas 20 pessoas que acompanham o presidente, além de sua família. O jornalista me telefonou dizendo que eles acreditam que os golpistas pretendem entrar para tirar Zelaya porque são pessoas do século XVIII, são fascistas, Opus Dei, toda a reação unida. Imagine o estress das pessoas lá dentro
Eles disseram como estão as coisas neste exato momento?
Quando as forças especiais começaram a repressão contra os manifestantes, que eram muitos, colocaram sirenas para tocar e agora que já retiraram a maioria estão tocando o Hino Nacional de Honduras ininterruptamente em frente à Embaixada. Há pessoas encapuzadas…
Estão me chamando, informo a qualquer momento
Pia’s new status message – EN TEGUCIGALPA 10:29 AM
Pia’s new status message – DESALOJO POR LA FUERZA DE LOS MANIFESTANTES FRENTE A LA EMBAJADA DE BRASIL 10:29 AM
Pia’s new status message – DESALOJAN POR LA FUERZA MANIFESTANTES FRENTE A LA EMBAJADA DE BRASIL EN HONDURAS 10:30 AM