A Universidade Federal do Rio de Janeiro abriu as portas do seu campus da Praia Vermelha nesse sábado, dia 14 de junho, para o I Fórum de Mídia Livre. O encontro conta com a presença de pessoas e entidades de diferentes cidades do Brasil e terá debates, plenária e oficinas até domingo.
Os participantes serão dividido em grupos “Grupos de Desconferências” com diferentes eixos temáticos. Além dos grupos de discussão, o evento conta com quiosques, espaços de exposição e distribuição de publicações e apresentação de projetos de mídia colaborativas e rádios comunitárias.
Um dos objetivos do encontro é democratizar as verbas que financiam os meios de comunicação, através de publicidade oficial, por exemplo, criar um espaço de intercâmbio entre as mídias alternativas, para seu fortalecimento e divulgação de suas ações e campanhas, e pressionar pela realização da Conferência Nacional de Comunicação.
O FML foi aberto com a perspectiva de se encaminhar para a realização de um encontro internacional de mídias livres por ocasião do Fórum Social Mundial 2009, que ocorrerá em Belém,
em janeiro próximo.
As atividades estão sendo realizadas no Auditório Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e salas anexas. O Campus fica na Avenida Pasteur, 250 – Praia Vermelha.
A programação completa e outras informações podem ser encontradas no site http://forumdemidialivre.blogspot.com/
Creuza Gravina