Desmonopolizar o direito à voz

Foto: Mariana Lettis

Uma frase de Paulo Freire abre o Caderno de Textos que está sendo entregue aos participantes do I Encontro Paulista pela Democratização da Comunicação e da Cultura, na chegada â FapCom – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação,onde a conferência de abertura será iniciada às 19h.

O caderno apresenta as preocupações que vão nortear os debates entre jornalistas, comunicadores/as populares e ativistas de movimentos sociais de hoje, 19 de outubro, até domingo, 21.

O educador brasileiro é lembrado no texto por ter mostrado que a “significação” do ser cidadão passa pela participação popular, pela “voz”. “A voz é um direito de perguntar, criticar, de sugerir. Ter voz é isso. Ter voz é ser presença crítica na história”, disse o educador.

Mas esse direito à voz ainda é monopolizado pelos grupos que detém nas mãos os grandes meios de comunicação e difusores da cultura de massas. Eles são poucos, mas são “solidários entre si”, alerta o documento, e conseguem fazer das suas mídias instrumentos afinadores do discurso hegemônico.

As mais de duzentas pessoas participantes do encontro (220 inscritas até 16 horas de sexta) pretendem neste final de semana fortalecer outros laços, dos que resistem aos monopólios e tiranias das grandes mídias de mercado, e que defendem a diversidade das expressões e a democracia no uso e controle dos meios.

Do encontro deve nascer uma rede ativa, capaz de propor debates e articular ações estaduais e nacionais, e já são candidatas a integrá-la as quase 50 entidades que promovem a iniciativa. Participam entidades nacionais como o MST, Marcha Mundial das Mulheres, UNE, CUT, CMP e Abong, e redes de mídia alternativa e movimentos de comunicação, como Intervozes, CMI, Viração e Ciranda. Campanhas e articulações por direitos à voz, de mulheres, povo negro, crianças, de educação e conscientização, como a Campanha pela Ética na TV, também se somaram à rede.

Os grandes temas que já mobilizam essas organizações estão no Caderno de debates, divididos em seis textos: Pluralidade e diversidade de meios de comunicação; Mídias Livres, Populares e Comunitárias; Comunicação e Educação;
Mídia, ética e violação de direitos humanos; Convergência, Internet e Inclusão Digital; Políticas Culturais.

Os cadernos continuarão sendo distribuidos às pessoas inscritas que participarem da programação de sábado ( painéis e grupos de debates) e a versão PDF também pode ser aberta AQUI.

(O I Encontro Paulisra pela Democratização da Comunicação e da Cultura está sendo realizado na Rua Major Maragliano, 191 – Cep. 04017-030, próxima à Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, entre as Estações do Metro Vila Mariana e Ana Rosa)


Site oficial do encontro

Cobertura da Ciranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *