Neste sábado (25/7), ocorre a Conferência Nacional Livre Juventude e Comunicação, das 9h às 17h, na cidade de São Paulo (SP). O objetivo do evento é reunir jovens e adolescentes de todo o Brasil para discutir propostas que serão enviadas para a Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), agendada para o mês de dezembro, em Brasília (DF).
A Conferência contará com apresentações e manifestações culturais, coleta de depoimentos em vídeo, cobertura em tempo real via twitter e rádio-falante. Toda a programação será transmitida via Internet pelo site da IPTV/USP.
O jornalista Eugênio Bucci integra a mesa de abertura. Ele falará sobre acesso à informação e liberdade de expressão. No período da tarde, os jovens se reúnem em grupos de trabalho para discutir temas como: concentração da propriedade dos meios de comunicação, participação popular, imagem do jovem na mídia, Internet e novas tecnologias, diversidade e mecanismos de incentivo à produção e veiculação de conteúdos juvenis. Ao final, as propostas, aprovadas em uma grande plenária, serão as escolhidas para a I Conferência Nacional de Comunicação. A Conferência Livre termina com o som do batuque do Grupo Afro Okume Maracatu.
Está prevista a participação de 150 adolescentes e jovens de todo país. A Conferência Livre é organizada por entidades como Ação Educativa, Revista Viração, Projeto Cala-boca Já Morreu, Instituto Paulista de Juventude, Intervozes, Associação Cidade Escola Aprendiz, entre outras dezenas de organizações juvenis brasileiras. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Friedrich Ebert/C3 e do Unicef.
O evento acontecerá na Escola Carlos Maximilliano Pereira, localizada na Rua Jericó, 256 – Vila Madalena, São Paulo (SP). A estação de Metrô mais próxima é a Vila Madalena.
A inscrição deve ser feita pela Internet.