Por Raquel Junia. Mais Fotos de Gastão Guedes/ Ciranda.net, aqui
Com malabarismo, luzes e dança, o grupo de teatro Tholl abriu o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica no ginásio Nilson Nelson, na capital federal. O presidente Lula discursou para uma platéia animada e destacou que nos sete anos de sua gestão foram inauguradas 96 escolas técnicas e 38 institutos federais, e que até o final do mandato, 214 novas unidades terão sido inauguradas. A rede contará então com 354 escolas.
O presidente ressaltou ainda que ele foi o governante que mais abriu instituições de educação dessa natureza. Em seus dois mandatos foram criadas mais escolas técnicas do que em toda a história da educação profissional no Brasil.
“Ninguém segura este país, a não ser aqueles que querem dirigí-lo fechando as portas para a criatividade do nosso povo”, discursou.
Para o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, também presente na cerimônia, a formação técnica não pode ser descolada dos conteúdos da chamada formação propedêutica.
“Educação técnica não é formação de mão-de-obra para o capital. O jovem pode ser mecânico, como também pode ser filósofo ou poeta”, exemplificou.
Em coletiva de imprensa na parte da tarde, o secretário destacou ainda que a rede federal de educação tecnológica brasileira é de excelência, mesmo se comparada a países da América do Norte e da Europa.
“Isso é uma prova de que a educação não precisa ser privada para ser de qualidade”, afirmou.
Arte e Cultura no Forum
Centenas de atividades serão realizadas durante os cinco dias do Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O evento faz parte das atividades propostas pelo Forum Mundial de Educação.
Os participantes que imaginam que só conhecerão experiências nas áreas técnicas mais tradicionais, como mecânica ou metalurgia, estão enganados. A própria cerimônia de abertura deu o tom do Fórum.
Depois do espetáculo circense do grupo de teatro Tholl, foi a vez da escola de Teatro Bolshoi do Brasil se apresentar. O grupo encerrou as atividades do dia 23 com apresentações de ballet clássico e dança contemporânea.
Durante todo o dia foi possível presenciar em espaços diferentes do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que reúne a maior parte das atividades do Fórum, apresentações de música e dança protagonizadas por estudantes e professores das escolas técnicas.
O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica reúne participantes de 15 países.