Na última quarta-feira (6/6), o grupo de trabalho da Rede de Mídias Livres Baianas (MiL Baianas) reuniu-se na Faculdade de Economia da UFBA para dar seguimento às articulações de comunicação compartilhada. Foram propostas e discutidas a difusão da agenda de mobilizações sociais e culturais nas plataformas da rede, a produção de notícias e reportagens com pautas estaduais, a realização de atividades em educomunicação, o cadastro online de coletivos e/ou midialivristas, entre outras iniciativas que visam fomentar diálogos e ações entre pessoas que atuam e querem fortalecer a comunicação alternativa, comunitária e sindical.
Outro objetivo da rede é construir um encontro estadual, o Fórum de Mídias Livres da Bahia – FMIL BA – com indicativo de etapa já no mês de novembro, na cidade de Andaraí, convergindo diversos eixos temáticos (Comunicação, regulações e tecnologias; Mídias livres, papel e sustentabilidade; Vozes e Diversidade contra o discurso do ódio… etc), sendo fundamentado na Carta de Mundial da Mídia Livre. O FMil será voltado a debater o papel da comunicação no fortalecimento da sociedade, políticas públicas necessárias, além de apoiar a construção de novas estratégias para atuação na cena midiática, da Bahia e do Brasil. Uma das propostas para a rede Mil Baianas é focalizar a relação entre comunicação e cultura em políticas públicas que alcancem o setor, com a promoção de oficinas práticas no FMil sobre a participação em ferramentas de governança eletrônica e a apropriação da cultura digital.
As mídias livres são apontadas pelo Fórum Mundial de Mídia Livre como o conjunto de pessoas e iniciativas promotoras e defensoras de formas inclusivas e participativas de comunicação, e que têm em comum a construção de novas práticas e narrativas, o combate à mercantilização da informação assim como o combate ao discurso de ódio nas redes sociais e nos meios de comunicação em geral. O tema é caro à sociedade baiana, que se levanta contra o racismo, a LGBTQIfobofia, a intolerância religiosa e o machismo, e procura dar vozes à sua diversidade histórica, cultural e social.
Como seguimento do processo, no dia 05/07, às 18h, na sala 306 da Faculdade de Economia – UFBA (Praça da Piedade – Salvador), a Rede MiL Baianas convida para um novo encontro, com o propósito de construir uma carta de intenções, que para além de ser difundida nos meios de comunicação alternativa, também sirva para ser apresentada nos espaços de consulta a população, promovidos no período de campanha eleitoral. Visando pautar a comunicação livre e emancipatória também no âmbito político estatal.
Acompanhe Mil Baianas – Rede de Mídia Livre da Bahia
Card da convocatória: