Comissão de Direitos Humanos da Câmara debate homofobia

Na próxima quinta-feira, dia 2 de dezembro, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo realiza reunião ordinária para discutir formas de combater a homofobia e outras formas de discriminação.

Julian Rodrigues, do Fórum Paulista LGBT e do Grupo Corsa, alerta que temos vivido meses difíceis em São Paulo. “Do ‘Rodeio das Gordas’ na Unesp, passando pelos ataques violentos na Paulista, tendo a xenofobia da Mayara Petruso no meio, a homofobia do chanceler do Mackenzie ou as mensagens racistas na PUC-SP – tudo parece evocar uma regressão bárbara”, explica.

Para ele, “é preciso dar um basta, não só à homofobia, mas ao sexismo, ao racismo, ao moralismo conservador e elitista. A sessão especial da Comissão de Direitos Humanos foi uma solicitação do movimento LGBT ao vereador Ítalo Cardoso, nosso parceiro de longa data. Imediatamente, convidamos lideranças feministas, do movimento de direitos humanos, do movimento negro, advogados e acadêmicos parceiros”.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Ítalo Cardoso, a “finalidade é articular estratégias de coibição adequada aos crimes de ódio – que incluem o racismo, o machismo e a xenofobia – o monitoramento da impunidade e analisar os padrões de segurança que garantam a dignidade e cidadania dos grupos discriminados”.

A atividade foi convocada pelas entidades Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT); o Fórum Paulista LGBT; a Conexão Paulista LGBT; o Grupo CORSA; a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT); o Instituto Edson Néris (IEN); o Coletivo de Feministas Lésbicas (CFL), o Espaço B e as Católicas pelo Direito de Decidir.


Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos,
Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais

2 de dezembro de 2010, às 13h
Câmara Municipal de São Paulo – Palácio Anchieta (Viaduto Jacareí, nº 100, sala Sérgio Vieira de Melo [subsolo], Bela Vista)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *