Começaram ontem, dia 13 de setembro, os debates do Fórum Mundial da Educação (FME) Alto Tietê, na cidade paulista de Mogi das Cruzes. O tema desta edição é “Educação: protagonismo na diversidade”. Como de costume, o evento é dividido em eixos temáticos. “Educar para a sustentabilidade do planeta”, “Protagonismo: responsabilidade social na educação contemporânea”, “Prática em educação: os cenários da diversidade” e “Políticas Públicas em educação: efetivando e concretizando direitos” são os quatro motes centrais do FME de 2007.
Trata-se de um fórum regional temático. A idéia de se realizar o encontro de educadores na região do Alto Tietê, no estado de São Paulo partiu dos profissionais da região, que justificaram a importância de se levar ao fórum pelo fato de a região apresentar um grande número de cidades. São onze municípios banhados pelo Rio Tietê, cuja nascente está em Salesópolis: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.
Uma grande marcha, que reuniu cinco mil pessoas, abriu o fórum, na quarta-feira, dia 12. Mas a abertura oficial ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes, na quinta-feira, às 9h30 e teve a participação de diversas autoridades e representantes das escolas de educação infanto-juvenil. Segundo a organização do FME do Alto Tietê, cerca de 20 mil pessoas estavam inscritas nas atividades até o momento da abertura. São professores, estudantes e outros profissionais ligados à educação. O encerramento do FME ocorrerá no domingo, dia 16.
Origem
O primeiro Fórum Mundial de Educação ocorreu em 2001, na cidade de Porto Alegre (RS), com o tema “Educação na era da globalização”. Segundo o site do evento (http://www.forummundialeducacao.org/ ), ocorreram quatro edições gerais, incluindo 2001. As outras três foram: Em janeiro de 2003, em Porto Alegre, com o tema “Educação e transformação”; Em julho de 2004, em Porto Alegre, com o tema “Educação para um outro mundo possível: rumo a construção da Plataforma Mundial de Educação” e em janeiro de 2006, em Caracas (Venezuela), com o tema “A integração americana e a luta por um projeto educativo emancipatório”.
Outras edições regionais e temáticas foram:
– Em julho de 2003, em Cartagena das Índias (Colômbia), tema: “Encontro Internacional de Educação”;
– Em abril de 2004, em São Paulo (Brasil), tema: “Educação cidadã para uma cidade educadora”;
Em outubro de 2005, em Córdoba (Espanha), tema: “Foro Social Ibérico por la Educación”;
– Em março de 2006, em Nova Iguaçu (Brasil), tema: “Educação cidadã para uma cidade educadora II”;
– Em maio de 2006, em Buenos Aires (Argentina), tema: “Educação Pública, Inclusão e Direitos Humanos”;
– Em novembro de 2006, em Caracas (Venezuela), tema: “La Educación Bolivariana y la superacion de la escuela capitalista”.