Foto: Ailton Pinheiro
Teve início hoje (12) a II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora, em Salvador . O evento contou com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Dentre as diversas manifestações de chefes de Estado da África presentes destacou-se o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade que propôs uma aliança pan-africanista, que facilitaria contatos bilaterais e não teria conotações políticas.
O presidente Lula da Silva homenageou o ex-senador Abdias do Nascimento com o insígnia da Ordem Grã Cruz, como comendador. Aos 94 anos de idade ainda participou de um samba de roda na sala de recepção onde músicos e baianas agitavam os congressistas.
A presença do cantor Stevie Wonder movimentou os corredores do Centro de Convenções. Ao participar da mesa “A Diáspora e o Renascimento Africano: contribuições passadas e projeto atual”, cantou com veemência e foi fortemente aplaudido.
O II CIAD prossegue até sexta-feira (14) debatendo assuntos como as humanidades como pontes de diálogo entre a África e a Diáspora, Filosofia e ciências humanas na construção da identidade na África e na Diáspora, repensando o lugar da História e das línguas africanas nos sistemas de ensino da África e da Diáspora.
O evento reúne mais de mil representantes do continente africano e do Brasil, bem como observadores internacionais.