Saci, idéia de símbolo da Copa do Mundo de futebol de 2014

A simples idéia de sugerir o Saci, figura mitológica do folclore brasileiro, como símbolo da Copa do Mundo de futebol de 2014 , foi suficiente para Juca Kfouri, jornalista da Rádio CBN, da Globo, escrever em seu blog uma nota desastrada em repúdio à “presença” do Saci como símbolo do mundial de futebol brasileiro.

Leia abaixo a nota assinada pelo sociólogo Mouzar Benedito, da SoSaci (Sociedade dos Observadores de Saci), uma organização não-capitalista (ONC), em resposta à desajeitada crítica de Kfouri.

O jornalista Juca Kfouri colocou em seu blogue a seguinte nota:

Tem um grupo de malucos abrigado no endereço http://www.sosaci.org/ que quer convencer a CBF a adotar o Saci como mascote da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Tomara que Ricardo Teixeira, pelo menos dessa vez, não se deixe levar por uma tentação tão populista e demagógica.

Como ter alguém de uma perna só, e ainda de cachimbo na boca, como mascote da Copa?

Não basta uma seleção de pernas-de-pau que fazem propaganda de cerveja?

Ora bolas!

E o José Roberto Torero ainda apóia semelhante maluquice.

Durma-se com um barulho desses.

As respostas de quase cem dos seus leitores bastariam para mostrar a aceitação do Saci como um verdadeiro símbolo nacional. São poucos, pouquíssimos, os que apoiaram suas críticas. E quase sempre (não a nota do Juca, as críticas) num tom preconceituoso, tipo: “imagine os europeus vendo como mascote um negrinho de uma perna só”.

Para estes, informo que muita gente já viajou pela Europa com camisetas tendo o Saci estampado no peito e todos relatam a mesma coisa: muita gente perguntando “quem” era ele, se interessando por sua história e finalmente querendo saber como e onde comprar camisetas iguais.

Acredito que depois da Copa de 2014 veremos muitos e muitos europeus, asiáticos, americanos (do Sul, do Centro e do Norte), africanos e australianos (e de outros países da Oceania) ostentando garbosamente o Saci no peito, em camisetas comemorativas do evento, e sabendo um pouco da cultura e da mitologia brasileiras.

Algumas pessoas chegadas a coisas “politicamente corretas” questionam o cachimbo do Saci. Ora, em primeiro lugar, lembro sempre, fumo faz mal pra gente, não pra mito. E mesmo pra gente, não o tradicional “pito” com fumo de corda. Basta ver as imagens existentes de “pretos velhos”, quase todos com um ar de paz e sabedoria, pitando seu cachimbinho de barro. E vivendo cem anos.

Além disso, não vejo a mesma implicância com mitos de outros países. Alguém já criticou o romano Baco por suas bebedeiras? E os gregos Édipo, por comer a mãe, e Eletra, por dar pro pai? E os violentos deuses nórdicos? Isso sem falar nos mitos europeus que têm histórias de assassinatos de pais, mães ou irmãos. Por que querem atitudes “politicamente corretas” só dos nossos mitos?

E quanto a uma perna só… ele tem o redemoinho que o conduz melhor do que se tivesse as duas. Como os próprios críticos dizem, já temos jogadores pernas de pau demais. Ora, o Saci com uma perna só é melhor do que eles.

Quanto a ser uma proposta populista e demagógica… bom, tudo que é bem aceito pelo povo hoje em dia ganha esses rótulos, não é?

Reafirmo, como um dos “malucos” que querem o Saci como mascote da Copa, que o Saci é o nosso mito mais popular e não é à toa que é o único conhecido em todos os lugares do Brasil. Tem tudo a ver com o brasileiro. Pobre (vive pelado), perneta e negro (povo vítima de preconceito), é alegre e gozador, brincalhão. E a maioria dos nossos grandes jogadores não são negros? Um que não era, o gênio Garrincha, com comportamento bem “sacizístico”, era filho de índio. E o Saci nasceu índio, virou negro com a adoção pelos escravos e ganhou o gorrinho mágico dos europeus.

Enfim, espero que o Juca Kfouri esteja errado e o Ricardo Teixeira, nada chegado às boas maluquices, como essa do Torero e nossa, cometa pela primeira vez uma “maluquice beleza” e apóie esta idéia. Viva o Saci, mascote da Copa de 2014, para desgosto dos gringófilos e das fábricas de chuteiras – ele usa uma só.

6 thoughts on “Saci, idéia de símbolo da Copa do Mundo de futebol de 2014

  1. Saci, idéia de símbolo da Copa do Mundo de futebol de 2014
    É engraçado não usar o Saci como símbolo da copa.Primeiramente todos os que “criticam” esquecem que quer queira ou não são afrodescendentes, com o “pé na cozinha”,só irão mudar se reencanar novamente e, se Deus assim quiser. E aceitam “plenamente” a bruxa,figura mitologica dos “europeus” com o rosto todo “enrugado”,com várias pelancas no corpo inteiro,um nariz pr’a lá de “horrorozo”,pontudo e ainda com uma “verruga”. Que monstruso…mas por ter a pele clara subentende que é “maravilhosa” não importando o restante. Ao contrário o saci é simpático,divertido e não tem em seu semblante o horror. É do Brasil,brasileiro sim,”coisa nostra”,”made in Brazil”,por que não valorizar as nosso folclore?E uma pele liza e bonita, não faz diferença? Observe bem.

  2. Saci, idéia de símbolo da Copa do Mundo de futebol de 2014
    Genial esta idéia, quero participar de uma mobilização para a adoção deste símbolo, que dentre outras coisas valoriza não só os afrodescendentes como os deficientes físicos. “Com uma perna só já faz o que faz, imagine se tivesse as duas…” bacana a idéia.

  3. Saci, idéia de símbolo da Copa do Mundo de futebol de 2014
    Olá,

    Considero a idéia boa do ponto de vista da utilização de um símbolo folclórico nacional.

    Porém, o Saci Pererê é o mascote do S.C. Internacional de Porto Alegre. Com certeza a sua escolha como símbolo da Copa geraria problemas para a própria CBF e demais entidades envolvidas na organização da mesma. A torcida do Grêmio F.B.P.A., sexta maior do país (http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,MUL260098-4274,00.html), certamente organizaria movimentos contra a idéia, e não acho que esta seja a melhor forma de divulgar o país no exterior.

    1. Saci, idéia de símbolo da Copa do Mundo de futebol de 2014
      Por favor, é só a torcida do GRÊMIO PORTOALEGRENSE e, se organizar como ?se nem a torcida organizada é ORGANIZADA, e o simbolo do time é um cara com uma espada (arma branca) na mão, que nada tem a ver com futebol.

  4. Saci, idéia de símbolo da Copa do Mundo de futebol de 2014
    SOU NEGRO E ACHO QUE ESSA HISTORIA DE ESCOLHEREM O SACI COMO SIMBOLO DA COPA DO MUNDO É INOPORTUNA E/OU INADEQUADA E NÃO TEM NADA VER COM RACISMO OU COISA PARECIDA. ALGUEM PODEIA SUGERIR QUE O SIMBOLO FOSSE O MENINO MALUQUINHO, A CUCA OU O RABICO, MULA SEM CABEÇA. QUE TAL O ZÉ CARIOCA, ACHO QUE ESSES PERSONAGENS LITERARIOS E QUE FAZEM PARTE DA CULTURA OU FOLCLORE BRASILEIRO TAMBÉM GOSTARIAM DE DISPUTAR ESSA VAGA. IMAGINE SE OUTROS PAISES RESOLVESSEM ESCOLHER PERSONAGENS DE SUAS MITOLOGIAS OU FOLCLORE TAL COMO O MINOTAURO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *